Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA deportam mais supostos membros de gangues para El Salvador

    Governo Trump afirma que 17 criminosos ligados ao grupo criminosos venezuelano Tren de Aragua foram repatriados

    Ted HessonSusan Heaveyda Reuters

    O governo Trump deportou mais supostos venezuelanos membros da gangue MS-13 para El Salvador no fim de semana. O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que 17 supostos criminosos estrangeiros foram enviados.

    O grupo de supostos criminosos violentos ligados ao Tren de Aragua e MS-13 foi transportado pelo Exército dos EUA na noite de domingo (30), disse o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em um comunicado, acrescentando que os deportados incluíam assassinos e estupradores.

    O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse em um post no X que todos os deportados eram “assassinos confirmados e criminosos de alto perfil, incluindo seis estupradores de crianças”.

    As autoridades dos EUA não forneceram nomes de indivíduos ou detalhes sobre as supostas condenações. O Departamento de Estado e o Departamento de Segurança Interna dos EUA não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

    Trump, um republicano, assumiu o cargo em janeiro prometendo deportar milhões de imigrantes nos EUA ilegalmente como parte de uma ampla repressão à imigração. No início deste mês, Trump invocou a Lei dos Inimigos Estrangeiros, uma lei do século 18 que historicamente tem sido usada apenas em tempos de guerra, para atingir supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua.

    A American Civil Liberties Union contestou o uso da lei por Trump, dizendo que ela nega aos migrantes o devido processo prometido pela Constituição dos EUA para contestar a base para sua remoção. Familiares de alguns dos deportados negaram que eles tenham laços com gangues.

    Um tribunal federal de apelações dos EUA confirmou na semana passada o bloqueio de um tribunal inferior ao uso da lei por Trump para deportar rapidamente supostos membros de gangues. O governo Trump disse que continuaria a usar outras autoridades legais para deportações. Rubio não disse quais autoridades foram usadas para as deportações de domingo.

    O governo Trump pediu à Suprema Corte dos EUA que suspendesse a suspensão do uso da lei por Trump.

    Tópicos