EUA criticam possível envio de armas à Coreia do Norte pela Rússia
Possibilidade levantada por Vladimir Putin é "incrivelmente preocupante", segundo porta-voz do Departamento de Estado americano
O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que a possibilidade de a Rússia entregar armas à Coreia do Norte é “incrivelmente preocupante”.
“Isso desestabilizaria a Península Coreana, é claro, e potencialmente violaria resoluções do Conselho de Segurança da ONU que a própria Rússia apoiou”, advertiu o porta-voz Matthew Miller a repórteres.
A declaração acontece após uma fala de Vladimir Putin, presidente da Rússia, na qual ele indicou que o país poderia enviar armamento para o aliado na Ásia.
“Eu disse, inclusive em Pyongyang, que então nos reservamos o direito de fornecer armas para outras regiões do mundo. Levando em consideração nossos acordos com [a Coreia do Norte], também não excluo isso”, pontuou.
O presidente russo ameaçou no início deste mês o fornecimento de armas para adversários do Ocidente.
Isso aconteceria devido ao envio de armas de alta precisão para a Ucrânia por países da Otan, a aliança militar ocidental, e a permissão para que Kiev ataque alvos dentro da Rússia.
Em viagem à Coreia do Norte nesta semana, Putin e Kim assinaram um tratado comprometendo ambos os países a fornecer assistência militar imediata ao outro em caso de agressão armada contra qualquer um deles.