EUA avançam em implantação de porta-aviões no Mediterrâneo, dizem autoridades
Porta-aviões partiu da costa leste dos EUA em dezembro e deve chegar à região possivelmente até agosto
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, aprovou um plano para avançar com a implantação do porta-aviões USS Harry S. Truman no Mar Mediterrâneo até agosto, enquanto a guerra na Ucrânia continua, afirmaram dois oficiais dos EUA.
As aeronaves da transportadora estão voando em apoio aos esforços dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para reforçar o flanco leste da organização após a invasão russa.
O porta-aviões partiu da costa leste dos EUA em dezembro e agora deve chegar ao Mediterrâneo possivelmente até agosto, disse um dos funcionários. Uma implantação típica de operadora é de seis meses.
Três navios de guerra da Marinha que fazem parte do grupo de ataque geral de Truman também estão sendo direcionados.
O envio ocorre enquanto o Pentágono luta para rotacionar as unidades que enviou para a Europa devido à invasão. Espera-se que a tropa da 82ª Divisão Aerotransportada na Europa possa ser a próxima a ser realocada na região, porque suas capacidades de resposta rápida são consideradas vitais.
Em fevereiro, o Exército dos EUA enviou uma brigada de combate de cerca de 4.000 soldados que já estavam em missão rotativa na Alemanha por mais 60 dias.