EUA apontam aumento da atividade naval russa no norte do Mar Negro, diz oficial
Rússia tem mais de uma dúzia de navios de guerra no norte do Mar Negro, diz autoridade da Defesa dos EUA
Os Estados Unidos observaram um aumento da atividade naval russa no Norte do Mar Negro, de acordo com uma autoridade da Defesa norte-americana.
O oficial afirmou que os Estados Unidos acreditam que alguns dos bombardeios ao redor da cidade ucraniana de Odesa vêm desses navios de guerra, mas que ainda não há indicação de um ataque por água e por terra iminente contra a cidade.
A Rússia tem mais de uma dúzia de navios de guerra no norte do Mar Negro, incluindo navios anfíbios, combatentes de superfície, um caça-minas e barcos de patrulha, segundo a autoridade.
Contexto
O Departamento de Defesa avalia que os russos estão “quase desesperados” para ganhar impulso na invasão. Por isso, estão aumentando bombardeios de mísseis e artilharia de longo alcance que tornaram a guerra ainda mais perigosa para os civis.
O oficial apontou que as forças russas “não conseguiram nada” do que os EUA avaliam ser seu objetivo de controlar os centros populacionais, tendo apenas tomado Melitopol, Berdyansk e Kherson desde o início da invasão, e não conseguido o domínio de Kharkiv ou Mariupol, sem qualquer progresso em direção a Kiev desde a semana passada.
No entanto, os bombardeios de longo alcance apenas endureceram a resistência ucraniana, aumentando a frustração das forças russas, segundo o oficial.
Também é possível que a Rússia esteja tentando ganhar impulso simplesmente para aumentar sua influência nas negociações com a Ucrânia, porque eles não parecem ter muita influência agora, disse a autoridade.
Shopping é destruído em Kiev
- 1 de 4
Vista aérea de shopping destruído em Kiev, Ucrânia, após ataque aéreo russo • Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images
- 2 de 4
A Rússia nega que ataque alvos civis e rechaça as acusações de que esteja cometendo crimes de guerra • NurPhoto via Getty Images
- 3 de 4
Mais de 60 bombeiros atuaram na área para conter os incêndios causados pela explosão • Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images
-
- 4 de 4
Destroços do Retroville Shopping, centro de compras famoso na capital ucraniana Kiev • Alejandro Martinez/Anadolu Agency via Getty Images