Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA adicionam peixe esturjão-chinês à lista de animais ameaçados de extinção

    País observou que a reprodução natural do esturjão não foi documentada na natureza desde 2008

    Rachel Trent, da CNN

    Os Estados Unidos adicionaram um novo peixe em sua lista de espécies estrangeiras ameaçadas de extinção.

    O Serviço de Pesca e Vida Selvagem (FWS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos determinou que o esturjão do Yangtze (ou esturjão-chinês) deve ser listado como ameaçado de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas, de acordo com um comunicado à imprensa.

    O peixe de água doce é encontrado no alto e médio sistema do rio Yangtze, na China — um importante local de pesca.

    A lei exige que o FWS liste as espécies em perigo de extinção, independentemente do país em que a espécie vive. Isso é para garantir que as pessoas sob jurisdição dos Estados Unidos não contribuam para o declínio das espécies, de acordo com o órgão, que tem mais de 600 espécies estrangeiras em sua lista.

    A agência faz determinações com base em alguns fatores, como naturais ou artificiais, a exemplo da destruição presente ou ameaçada, modificação ou redução de seu habitat ou área de distribuição, superutilização para fins comerciais, recreativos, científicos ou educacionais, doenças ou predação e a inadequação dos mecanismos reguladores existentes.

    Em um documento publicado no Federal Register, a agência disse que o excesso de colheita levou ao declínio do esturjão do Yangtze. Segundo o relatório, as ameaças atuais aos peixes incluem barragens e capturas acessórias, ou capturas não intencionais que acontecem na pesca de outras espécies. Também é afetado pela poluição industrial, modificação do leito do rio e hibridização com esturjão não nativo.

    A China proibiu a pesca do esturjão Yangtze, mas a espécie ainda está perdendo números. O FWS disse que não tem uma estimativa da população para a espécie, mas observou que a reprodução natural do esturjão não foi documentada na natureza desde 2008.

    Autoridades locais e nacionais também tentaram o repovoamento, mas é improvável que o esturjão sobreviva em condições selvagens, de acordo com o FWS.

    Listar espécies estrangeiras como ameaçadas de extinção pode aumentar a conscientização sobre a espécie ou estimular esforços de pesquisa para atender às suas necessidades de conservação, disse a agência.

    A medida também proíbe pessoas sob jurisdição dos EUA de importar espécies listadas para os EUA ou exportar espécies listadas.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

    Tópicos