Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA adicionam peixe esturjão-chinês à lista de animais ameaçados de extinção

    País observou que a reprodução natural do esturjão não foi documentada na natureza desde 2008

    Peixe foi adicionado à lista americana
    Peixe foi adicionado à lista americana Foto: Alamy Stock Photo

    Rachel Trent, da CNN

    Os Estados Unidos adicionaram um novo peixe em sua lista de espécies estrangeiras ameaçadas de extinção.

    O Serviço de Pesca e Vida Selvagem (FWS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos determinou que o esturjão do Yangtze (ou esturjão-chinês) deve ser listado como ameaçado de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas, de acordo com um comunicado à imprensa.

    O peixe de água doce é encontrado no alto e médio sistema do rio Yangtze, na China — um importante local de pesca.

    A lei exige que o FWS liste as espécies em perigo de extinção, independentemente do país em que a espécie vive. Isso é para garantir que as pessoas sob jurisdição dos Estados Unidos não contribuam para o declínio das espécies, de acordo com o órgão, que tem mais de 600 espécies estrangeiras em sua lista.

    A agência faz determinações com base em alguns fatores, como naturais ou artificiais, a exemplo da destruição presente ou ameaçada, modificação ou redução de seu habitat ou área de distribuição, superutilização para fins comerciais, recreativos, científicos ou educacionais, doenças ou predação e a inadequação dos mecanismos reguladores existentes.

    Em um documento publicado no Federal Register, a agência disse que o excesso de colheita levou ao declínio do esturjão do Yangtze. Segundo o relatório, as ameaças atuais aos peixes incluem barragens e capturas acessórias, ou capturas não intencionais que acontecem na pesca de outras espécies. Também é afetado pela poluição industrial, modificação do leito do rio e hibridização com esturjão não nativo.

    A China proibiu a pesca do esturjão Yangtze, mas a espécie ainda está perdendo números. O FWS disse que não tem uma estimativa da população para a espécie, mas observou que a reprodução natural do esturjão não foi documentada na natureza desde 2008.

    Autoridades locais e nacionais também tentaram o repovoamento, mas é improvável que o esturjão sobreviva em condições selvagens, de acordo com o FWS.

    Listar espécies estrangeiras como ameaçadas de extinção pode aumentar a conscientização sobre a espécie ou estimular esforços de pesquisa para atender às suas necessidades de conservação, disse a agência.

    A medida também proíbe pessoas sob jurisdição dos EUA de importar espécies listadas para os EUA ou exportar espécies listadas.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).