Escolha de novo premiê do Reino Unido deve começar na próxima semana
Primeiro-ministro Boris Johnson anunciou sua renúncia na quinta-feira (7) após série de escândalos
No Reino Unido, o Partido Conservador inicia o processo de escolha do novo primeiro-ministro depois da renúncia de Boris Johnson. O secretário de Defesa, Ben Wallace, é um dos favoritos na disputa.
O cronograma e as regras para escolha do sucessor de Boris Johnson devem ser definidos na segunda-feira pelo comitê do partido conservador. A expectativa é que o novo primeiro-ministro assuma o cargo em setembro.
A votação para escolher o próximo líder começa com os parlamentares conservadores em um esquema de eliminação até que restem apenas dois candidatos. Depois, é realizada uma votação pelo correio entre todos os integrantes do partido.
Uma ala no Partido Conservador tenta acelerar esse processo de escolha, para que o próximo líder seja definido em no máximo um mês e Boris Johnson deixe Downing Street o quanto antes.
A oposição afirma que o primeiro-ministro deve sair imediatamente e ser substituído por um interino. O líder do Partido Trabalhista, Sir Keir Starmer, disse que se Johnson não deixar o cargo, vai apresentar um voto de desconfiança na câmara dos comuns na semana que vem. O que pode levar à realização de novas eleições gerais no país.
Nesta quinta-feira (7), ao renunciar à liderança do partido conservador, Boris Johnson disse que permanecerá como primeiro-ministro até que o sucessor dele seja escolhido.
A disputa pelo cargo ainda é imprevisível. Uma pesquisa do instituto Yougov com 716 membros do Partido Conservador mostra que quem está na frente é o atual secretário de Defesa, Ben Wallace, que ganhou mais reconhecimento recentemente pelo papel diante da invasão russa à Ucrânia.
Em seguida, aparecem a secretária de política comercial Penny Mordaunt e Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças que se demitiu na terça-feira (5). A ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, é a quarta colocada.