Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Erupção do vulcão Semeru, na Indonésia, deixa autoridades em alerta

    Moradores foram alertados a evitar a área; houve evacuação de pessoas

    Stefanno Sulaimanda Reuters

    O vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção no início deste domingo (4). Após algumas horas, o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) elevou o status do Monte Semeru de “Alerta” para “Cuidado” ou de Nível III para Nível IV, o mais alto.

    A agência de mitigação de desastres da Indonésia, BNPB, advertiu os moradores a não realizarem nenhuma atividade dentro de 8 km do centro da erupção e a permanecerem a 500 metros das margens dos rios devido aos riscos de fluxo de lava.

    As autoridades indonésias distribuíram máscaras aos residentes, informou o BNPB em comunicado. Além disso, a evacuação de pessoas, incluindo crianças e idosos, que vivem perto do vulcão na província de Java Oriental também estava sendo realizada, disse Abdul Muhari, porta-voz da BNPB.

    Alguns moradores próximos foram evacuados de forma independente para prédios mais seguros, como mesquitas e escolas, de acordo com um comunicado do governo regional de Lumajang, onde Semeru está localizada.

    A administração regional proibiu as atividades perto do vulcão, incluindo o movimento de caminhões de areia, pois poderiam afetar o processo de evacuação.

    “A maioria dos acessos rodoviários está fechada desde esta manhã. Agora está chovendo cinzas vulcânicas e cobriu a vista da montanha”, disse Bayu Deny Alfianto, um voluntário local à Reuters por telefone.

    O vulcão começou a entrar em erupção às 2h46 (horário local), informou o BNPB em comunicado. Vídeos postados nas redes sociais mostraram nuvens de cinzas nas áreas próximas.

    Após os primeiros alertas, a Agência de Meteorologia do Japão afirmou que estava monitorando a possibilidade de um tsunami após a erupção, informou a emissora pública NHK, o que foi descartado posteriormente.

    A pluma do vulcão atingiu uma altura de 15 km, acrescentou a agência japonesa.

    O BNPB não respondeu imediatamente ao alerta do Japão sobre o risco de tsunami.

    Com 142 vulcões, a Indonésia tem a maior população do mundo vivendo perto de um vulcão, incluindo 8,6 milhões em um raio de 10 km.

    A erupção na parte oriental da ilha de Java, cerca de 640 km (400 milhas) a leste da capital Jacarta, segue uma série de terremotos no oeste da ilha, incluindo um no mês passado que matou mais de 300 pessoas.

    Tópicos