Equipes de resgate buscam por duas pessoas que caíram em buraco na Guatemala
Outras três pessoas ficaram feridas após caírem em um dos dois buracos de cerca de 15 metros, mas foram resgatadas no mesmo dia
Os corpos de socorro da Guatemala continuam com a busca por duas pessoas que estão desaparecidas desde a tarde de sábado (24) depois de cair em um dos dois buracos que se formaram na rua Concepción, na zona 6 de Villa Nueva, cerca de 16 quilômetros ao sul da capital.
As autoridades confirmaram que se trata de uma mãe e sua filha, que viajavam num veículo tipo sedan. “Os esforços estão focados na busca e resgate de duas pessoas desaparecidas”, disse o prefeito de Villa Nueva, Javier Gramajo, em um post no Facebook.
O Corpo de Bombeiros Voluntários, o pessoal municipal e o Exército da Guatemala coordenam o trabalho de localização das vítimas, que inclui o uso de cães treinados. “Estamos fazendo tudo humanamente possível”, acrescentou Gramajo.
“Abaixo do coletor há um grande barranco que, com a presença de equipes de resgate, começou a ceder e houve deslizamentos de terra, então o trabalho foi interrompido temporariamente”, explicou Javier Maldonado, ministro das Comunicações da Guatemala em entrevista coletiva.
As autoridades explicaram que por meio de vídeos de câmeras de vigilância determinaram que o veículo caiu no sumidouro às 19h28, horário de Miami, e que uma pessoa conseguiu ser socorrida e levada ao hospital, onde informaram que dentro do carro havia dois outras pessoas.
Os vídeos permitiram estabelecer que, cinco minutos depois, outro veículo caiu no naufrágio. Três pessoas que viajavam nele foram socorridas e levadas ao hospital para serem tratadas dos golpes.
No local existem duas dolinas de 30 metros de diâmetro e 12 e 15 metros de profundidade, respetivamente, segundo os Bombeiros Voluntários. Eles teriam sido causados pelas chuvas intensas que atingiram a Guatemala neste sábado e obrigaram as autoridades a restringir a passagem na área e permitir rotas alternativas.
O Coordenador Nacional de Redução de Desastres da Guatemala (Conred), realizou uma avaliação técnica para “minimizar situações de risco, emergência ou desastre”, informou a instituição em sua conta no Twitter.
Os sumidouros deste sábado ocorreram no mesmo setor onde foi criada uma subsidência em junho passado que as autoridades demoraram várias semanas a reparar.
Pelo menos duas pessoas estão desaparecidas e outras três ficaram feridas após a abertura de dois buracos enormes na Guatemala no sábado.
As três pessoas feridas caíram em um buraco de cerca de 15 metros enquanto estavam dentro de seu veículo e foram resgatadas horas depois pelos serviços de emergência.