Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Equipe de direitos humanos da ONU na Ucrânia planeja visitar túmulo coletivo

    Autoridades ucranianas afirmaram ter encontrado mais de 400 sepulturas em Izium, cidade retomada no Leste do país

    Emma Fargeda Reuters , em Genebra

    Um porta-voz do escritório de direitos humanos das Nações Unidas (ONU) disse nesta sexta-feira (16) que planeja enviar monitores para uma cidade ucraniana retomada das forças russas, onde as autoridades dizem ter encontrado uma vala comum contendo 440 corpos.

    “Eles (monitores) pretendem ir lá para tentar entender um pouco mais sobre o que pode ter acontecido”, disse Liz Throssell em entrevista à imprensa em Genebra, sem dar um prazo.

    Ela disse que não poderia confirmar se os corpos estavam contidos em uma vala comum ou em uma série de valas individuais.

    Cidade retomada

    Izium foi alvo de intensos ataques de artilharia russa em abril. A cidade, que fica perto da fronteira entre as regiões de Kharkiv e Donetsk, tornou-se um importante centro para os militares invasores durante cinco meses de ocupação.

    As forças ucranianas retomaram o controle da cidade no sábado (10), dando um golpe estratégico ao ataque militar da Rússia no Leste.

    Zelensky visitou Izium na quarta-feira (14) e disse a jornalistas que estava “chocado” com o número de “edifícios destruídos” e “pessoas mortas” deixadas após a ocupação russa.

    Moscou estava usando Izium como plataforma de lançamento para ataques ao Sul na região de Donetsk e Kupyansk, cerca de 48 quilômetros ao Norte de Izium, e como um centro ferroviário para reabastecer suas forças.

    (Com informações de Jonny Hallam e Brad Lendon, da CNN; edição de Miranda Murray)

    Tópicos