Enviado da China irá à Ucrânia e Rússia para costurar acordo de paz
Representante especial para assuntos da Eurásia, Li Hui, visitará ainda três países europeus que têm atuado com intensidade no conflito: Polônia, França e Alemanha
O representante especial da China para assuntos da Eurásia, Li Hui, visitará a Ucrânia na próxima semana para “promover negociações de paz”, confirmou o Ministério das Relações Exteriores da China na sexta-feira.
A viagem de Li começará no dia 15 de maio, e ele passará pela Ucrânia, Polônia, França, Alemanha e Rússia durante a turnê.
“A visita de representantes chineses aos países envolvidos é outra manifestação do compromisso da China em persuadir e promover negociações, demonstrando plenamente que a China está firmemente do lado da paz”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, durante uma coletiva de imprensa regular.
A visita ocorre depois que o líder chinês Xi Jinping conversou com seu colega ucraniano, Volodymyr Zelensky, por telefone no mês passado pela primeira vez desde que a invasão da Rússia começou no ano passado.
A China tentou repetidamente se retratar como um pacificador no conflito, mas os países ocidentais veem as intenções de Pequim com profunda desconfiança, à medida que forja laços cada vez mais estreitos com Moscou.