Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Encontro reservado entre Lula e Xi ultrapassou tempo previsto e durou mais de uma hora

    Conversa estendida foi vista como um sinal positivo pela chancelaria brasileira, que considerou que os líderes tinham muito a debater e não perderam essa oportunidade

    Ricardo Stuckert

    Américo Martins

    O encontro reservado entre Lula e Xi Jinping no no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, em Pequim, nesta sexta-feira (14), foi muito além dos 15 minutos previstos, o que foi visto como um sinal positivo pela chancelaria brasileira.

    A reunião entre os líderes de Brasil e China durou mais de uma hora. Para os representantes diplomáticos do país, essa foi uma prova de que Lula e Xi tinham muito para debater, e não desperdiçaram essa oportunidade.

    A duração além do previsto, no entanto, acabou atrasando as atividades no final do dia. A assinatura dos acordos, que reuniu os dois líderes diante das câmeras, acabou demorando mais de uma hora para começar, assim como o jantar oficial.

    Havia a previsão, inclusive, de que Lula estivesse na entrevista coletiva no fim da programação, mas quem acabou comparecendo foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

    Durante o dia, no entanto, a programação aconteceu milimetricamente no horário.

    Xi Jinping surgiu pontualmente às 16h10 (de Pequim), conforme o previsto; as crianças que utilizavam bandeiras e gritavam “bem-vindo” em mandarim realizaram suas participações no horário marcado, o ensaio da banda chinesa terminou 15 minutos antes, de acordo com a programação original.

    Esse foi o último dia da comitiva presidencial brasileira em solo chinês; neste sábado (15), às 8h (horário local, 21h de sexta de Brasília), ele embarca rumo aos Emirados Árabes.