Enchentes e deslizamentos de terra deixam 12 pessoas mortas no Sri Lanka
Após fortes chuvas, o país registrou quatro desaparecidos, incluindo duas crianças
Chuvas fortes e ventos atingiram o norte do Sri Lanka, deixando 12 pessoas mortas. A ilha asiática também registrou inundações e deslizamentos de terra, informaram autoridades nesta quinta-feira (28).
Pelo menos duas crianças e dois homens continuam desaparecidos, desde o início das enchentes, que começaram na quarta-feira (27).
Embora a previsão seja de que as chuvas possam se transformar em uma tempestade ciclônica, o Centro de Gestão de Desastres afirma que ela não entrará no país, mas “passará perto” da costa leste da ilha, indo em direção ao sul da Índia.
Veja como foi resgate de um morador da ilha:
O presidente do país, Anura Kumara Dissanayake, realizou uma reunião de emergência com os chefes das forças armadas e outros altos funcionários do governo para discutir planos para a situação atual.
Agora as forças armadas e a polícia do Sri Lanka têm mobilizado equipes de resgate em barcos, veículos militares e helicópteros para resgatar pessoas presas nas enchentes.
Comportas das principais barragens de irrigação e hidrelétricas foram abertas para inundar áreas mais baixas em uma tentativa de amenizar os efeitos da tempestade.
Chuvas torrenciais na Ásia
Outros países da Ásia têm sofrido com tempestades que causam alagamentos e afetam a população, é o caso da Indonésia, onde pelo menos 27 pessoas morreram após inundações repentinas e deslizamentos de terra atingirem vários locais na província de Sumatra do Norte, no país, disse uma autoridade nesta quinta-feira (28).
Equipes de resgate fazem buscas na região.