Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Empresa confirma vazamento de petróleo no litoral do Equador

    Cerca de 1.200 barris de óleo bruto vazaram de tanque contaminando um trecho de praia de quatro quilômetros na costa norte do país; ambientalistas temem danos ao ecossistema

    Da Reuters , Quito

    Cerca de 1.200 barris de petróleo bruto vazaram na costa norte do Equador, depois que um tanque da estatal Petro Equador ultrapassou sua capacidade máxima, contaminando um trecho de praia de quatro quilômetros, disseram autoridades nesta quinta-feira (20).

    O incidente ocorreu na quarta-feira no terminal marítimo de Esmeraldas da Petro Equador, quando um tanque excedeu sua capacidade de 188 barris e começou a derramar o petróleo em uma piscina de contenção, que também não conseguiu conter os volumes de hidrocarbonetos, fazendo com que o petróleo escorregasse para a praia.

    “Estima-se que cerca de 1.200 barris foram derramados… nem todos caíram na praia. Uma parte foi contida pela piscina dentro das instalações da Petro Equador “, disse o gerente de transporte da empresa, Rafael Armendariz, em entrevista à imprensa.

    Metade do petróleo derramado saiu das instalações da Petro Equador, contaminando cerca de quatro quilômetros da praia de Las Palmas, disse o representante da empresa, Armando Ruiz, em coletiva de imprensa.

    Uma investigação sobre as causas do incidente está sendo realizada, disse o chefe da Petro Equador, Ramon Correa, acrescentando que negligência, danos mecânicos e sabotagem estão entre as hipóteses que estão sendo estudadas.

    A Petro Equador conseguiu controlar 90% do impacto em terra e 60% do avanço da mancha no mar com a recuperação de material contaminado, segundo autoridades.

    O derramamento de petróleo leve afetou caranguejos e possivelmente peixes e aves da região, disse o ministro do Meio Ambiente do Equador, José Davalos, ao canal de TV Ecuavisa, acrescentando que aguarda a avaliação final da situação pela Petro Equador para emitir a sanção correspondente.

    “Os trabalhos para limpar totalmente o local podem levar uma semana”, disse Davalos.

    (Publicado por Fábio Mendes)

    Tópicos