Em Moscou, Xi Jinping convida Putin a visitar a China ainda este ano
Visita de estado de três dias de Xi à Rússia ocorre no momento em que Pequim tenta se enquadrar como mediadora no conflito na Ucrânia
O presidente chinês, Xi Jinping, convidou seu parceiro russo, Vladimir Putin, para viajar à China no final deste ano, enquanto os dois líderes mantêm conversas em Moscou que os aliados ocidentais alertam que podem resultar em pouco avanço diplomático na guerra da Ucrânia.
O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, já aceitou o convite de Xi, disse o porta-voz do primeiro-ministro russo à agência de notícias estatal TASS.
Xi se reuniu com Mishustin nesta terça-feira (21) e o convidou a visitar a China o mais rápido possível para estabelecer laços mais estreitos com o novo primeiro-ministro da China, Li Qiang, informou a TASS.
A visita de estado de três dias de Xi à Rússia ocorre no momento em que Pequim tenta se enquadrar como mediadora no conflito na Ucrânia, tendo pedido um cessar-fogo e negociações de paz em uma proposta vagamente formulada no mês passado.
Mas os líderes em Kiev e seus aliados ocidentais continuam céticos em relação à posição da China na resolução da guerra, com base em preocupações de que nada oferecido por Pequim até agora apoie a exigência da Ucrânia de que todas as tropas russas se retirem de seu território.
Simone McCarthy, da CNN, contribuiu com esta reportagem.