Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em meio a tensões com EUA, Irã anuncia base subterrânea de mísseis navais

    Anúncio ocorre dois dias antes do início do segundo mandato de Donald Trump

    Da Reuters , Dubai

    O Irã revelou, neste sábado (18), uma base subterrânea de mísseis navais em um local não identificado no Golfo Pérsico, afirmou a TV estatal do país. O anúncio acontece dois dias antes do início do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

    A informação surge em um momento em que há ampla expectativa de aumento da tensão com Washington. Os líderes iranianos estão preocupados que Trump possa dar poder ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para atacar as instalações nucleares do Irã, enquanto reforça as sanções dos EUA à sua indústria petrolífera por meio de sua política de “pressão máxima”.

    A televisão estatal mostrou o chefe da Guarda Revolucionária, General Hossein Salami, visitando a base secreta. Ele disse que era uma das várias construídas no subsolo para embarcações capazes de lançar mísseis de longo alcance e realizar guerras distantes.

    “Nós garantimos à grande nação do Irã que seus jovens são capazes de sair honrados e vitoriosos de uma batalha nos mares contra inimigos grandes e pequenos”, afirmou Salami.

    A televisão estatal informou que a base foi construída a uma profundidade de 500 metros e mostrou túneis com longas fileiras do que seria uma nova versão de lanchas rápidas de evasão de radar que podem lançar mísseis de cruzeiro.

    No início deste mês, o Irã iniciou exercícios militares que devem durar dois meses. Também foram realizadas simulações nas quais a Guarda Revolucionária defendeu instalações nucleares em Natanz contra ataques simulados de mísseis e drones.

    O Irã, que diz que seus mísseis balísticos são uma importante força de dissuasão e retaliação contra os EUA e Israel, revelou no passado várias “cidades de mísseis” subterrâneas.

    Tópicos