Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em meio a temperaturas negativas, migrantes são deixados na frente da casa de Kamala Harris

    Na véspera de Natal, em meio a uma temperatura de -7 °C, ônibus lotados deixaram migrantes na frente da residência da vice-presidente dos Estados Unidos, em Washington

    Reuters

    Noah Grayda CNN

    Vários ônibus lotados deixaram migrantes em frente à residência da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em Washington, na véspera de Natal, em uma temperatura de -7 °C no final do sábado (24).

    Inicialmente, dois ônibus foram para abrigos locais, de acordo com um funcionário do governo. Mais ônibus chegaram do lado de fora da residência da vice-presidente no final da noite de sábado. Uma equipe da CNN viu os migrantes sendo deixados, alguns vestindo apenas camisetas no clima gelado. Eles receberam cobertores e foram colocados em outro ônibus que ia para uma igreja local.

    Amy Fischer, voluntária da Migrant Solidarity Mutual Aid Network, que recebe migrantes enviados para Washington desde o outono, disse que a organização estava preparada para as chegadas de sábado à noite, tendo sido informada anteriormente por uma ONG que trabalha na fronteira do Texas.

    As chegadas incluíram requerentes de asilo vindos do Equador, Cuba, Nicarágua, Venezuela, Peru e Colômbia, segundo Fischer, que disse à CNN que os ônibus deveriam ir para Nova York, mas foram desviados para Washington devido ao clima. Ônibus cheios de migrantes chegam a Washington semanalmente desde abril.

    A SAMU First Response, uma organização sem fins lucrativos que tem ajudado migrantes desde que os ônibus começaram a chegar a Washington no início deste ano, também esteve no local no sábado à noite ajudando nas chegadas.

    “A comunidade de DC tem recebido ônibus do Texas sempre que eles vêm, desde abril. Na véspera de Natal e no frio congelante não é diferente”, disse Fischer. “Estamos sempre aqui recebendo as pessoas de braços abertos.”

    Não está claro quem é o responsável por enviar os migrantes para o Observatório Naval, onde fica a residência da vice-presidente, embora a CNN tenha relatado no início deste ano que o governador do Texas, Greg Abbott, havia enviado ônibus de migrantes para o norte, inclusive para a frente da casa de Harris. A CNN entrou em contato com o escritório de Abbott para comentar sobre as últimas chegadas.

    A Casa Branca, no entanto, colocou a culpa no governador do Texas, chamando o episódio de “truque cruel, perigoso e vergonhoso”.

    “O governador Abbott abandonou crianças na beira da estrada em temperaturas abaixo de zero na véspera de Natal sem coordenação com nenhuma autoridade federal ou local”, disse o porta-voz da Casa Branca, Abdullah Hasan, em um comunicado.

    “Como dissemos repetidamente, estamos dispostos a trabalhar com qualquer um – republicano ou democrata – em soluções reais, como a reforma abrangente da imigração e as medidas de segurança nas fronteiras que o presidente Biden enviou ao Congresso em seu primeiro dia no cargo, mas esses jogos políticos não conquistam nada e apenas colocam vidas em perigo”, disse Hasan.

    Abbott é um dos pelo menos três governadores republicanos que assumiram o crédito por transportar migrantes de ônibus para o norte este ano para protestar contra as políticas de imigração do governo Biden. Ele confirmou anteriormente em setembro que seu estado havia enviado os ônibus para a residência de Harris naquela época.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original