Elon Musk lamenta enchentes no RS e anuncia doação da Starlink para socorristas
"Dada as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência", escreveu o bilionário no X (antigo Twitter)
O bilionário Elon Musk anunciou, nesta quinta-feira (9), uma doação da Starlink – sua empresa de internet via satélite – para colaborar com o trabalho dos socorristas junto às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Dada as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, escreveu Musk em publicação no X (antigo Twitter), plataforma da qual também é dono.
https://twitter.com/elonmusk/status/1788564251931508966
“Espero o melhor para o povo do Brasil”, concluiu Musk.
A declaração de Musk foi publicada junto de um vídeo gravado pela supermodelo brasileira Gisele Bündchen, que pede ajuda a seu estado natal.
“Meu estado natal, no Rio Grande do Sul, no Brasil, teve a pior tragédia de sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras. Na maior parte do estado, não é uma ou duas cidades, são mais de 350”, afirmou Gisele.
“As pessoas não estão apenas perdendo suas casas, seus empregos, estão perdendo tudo. E há muitos ainda a serem resgatados”, continuou. “Ninguém estava pronto para essa devastação. Cidades estão isoladas, estradas e pontos, destruídas.”
“As pessoas não têm eletricidade, [estão] sem água limpa para beber. E muitos foram separados de seus entes queridos. E o mais triste é que muitas vidas foram perdidas. É doloroso, é de partir o coração. Então, por favor, junte-se a mim na tentativa de ajudar. Faça doações e ajude da maneia que puder”, concluiu.
Papa Francisco também anunciou doação
O papa Francisco destinou 100 mil euros, equivalente a mais de R$ 500 mil, para auxiliar desabrigados no Rio Grande do Sul.

A informação foi divulgada pelo Vaticano e confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.
O valor foi retirado da Esmolaria Apostólica e deve ser repassado para o Regional Sul 3 da CNBB, que abrange todo o Rio Grande do Sul.
O pontífice já havia manifestado solidariedade às vítimas das enchentes que atingiram o estado. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse Francisco ao fim de uma oração no domingo (5).
Chuvas no RS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que chegou a 107 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que castigam o estado desde o início da semana passada. Há ainda 374 feridos e 136 desaparecidos.
Veja o balanço:
- Óbitos confirmados: 107
- Óbitos em investigação: 1
- Municípios afetados: 425
- Pessoas afetadas: 1.476.170
- Desalojados: 164.583
- Pessoas em abrigos: 67.542
- Feridos: 374
- Desaparecidos: 136
- 1 de 6
Enxurrada destruiu a loja da Havan e arredores em Lajeado (RS) • Divulgação/Defesa Civil de São Paulo
- 2 de 6
Equipes trabalham para recuperar o sistema viário em Lajeado (RS) após enchentes • Divulgação/Defesa Civil de São Paulo
- 3 de 6
Enxurrada destruiu a loja da Havan e arredores em Lajeado (RS) • Divulgação/Defesa Civil de São Paulo
-
- 4 de 6
Ponte que liga os municípios de Lajeado e Estrela, no Rio Grande do Sul, foi danificada por causa das chuvas • Divulgação/Defesa Civil de São Paulo
- 5 de 6
Ponte que liga os municípios de Lajeado e Estrela, no Rio Grande do Sul, foi danificada por causa das chuvas • Divulgação/Defesa Civil de São Paulo
- 6 de 6
Equipes trabalham para recuperar o sistema viário em Lajeado (RS) após enchentes • Divulgação/Defesa Civil de São Paulo
-
Os resgates realizados por voluntários com embarcações, partindo do Lago Guaíba, em Porto Alegre, foram retomados ainda na quarta-feira (8), horas depois de uma interrupção provocada pela chuva.
A prefeitura da capital gaúcha chegou a pedir a suspensão dos salvamentos, por volta das 14h de ontem, pois as condições meteorológicas apresentavam riscos às pessoas.
Os preparativos para novas buscas, nesta quinta-feira (9), começaram logo cedo, pouco depois das 6h da manhã, quando o sol apareceu na cidade. Os Bombeiros e a Defesa Civil apoiam os voluntários.
De Porto Alegre, as equipes saem em direção ao outro lado do Guaíba, onde está o bairro Arquipélago, formado por 16 ilhas, e também as cidades de Eldorado do Sul e Guaíba, na região metropolitana da capital. Ambas fortemente afetadas pelas chuvas.