Trump culpa Biden pela inflação nos EUA durante Debate da CNN
Causas da crise inflacionária no país são numerosas
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou o presidente Joe Biden em uma pergunta sobre a economia para os negros americanos do debate da CNN, nesta quinta-feira (27). “Ele causou a inflação”, afirmou Trump.
O republicano também disse que “não houve inflação” durante a sua administração.
As causas da crise inflacionária nos EUA são numerosas. A pandemia levou a enormes interrupções na cadeia de abastecimento que provocaram um aumento dos preços.
A guerra da Rússia com a Ucrânia aumentou esses custos e fez disparar os preços da energia. A Reserva Federal não conseguiu compreender a gravidade da crise inflacionária, mantendo as taxas baixas durante um longo período de tempo.
Além disso, os cheques de estímulo distribuídos durante a administração Trump e a administração Biden ajudaram a impulsionar a inflação.
A inflação nos EUA atingiu o pico em junho de 2022, com os preços ao consumidor subindo 9,1% em relação ao ano anterior. Agora caiu para 3,3%, ainda alto, mas muito mais saudável. O número é significativamente superior à taxa de inflação de 1,4% quando Biden assumiu o cargo.
A inflação nos Estados Unidos não era um problema há décadas antes de Biden assumir o cargo e estava rotineiramente abaixo a meta do Fed de 2% de inflação durante a administração Trump.
Mas a inflação foi inicialmente levada a praticamente zero – artificialmente – durante o confinamento pandêmico.
A reabertura da economia contribuiu para a recuperação da inflação.
Desemprego entre negros americanos
Os negros americanos continuam a lutar economicamente mais do que outros grupos raciais em muitos aspectos. Mas o presidente Joe Biden disse que os eleitores negros deveriam reconhecer que a taxa de desemprego entre grupo é “a mais baixa em muito, muito tempo”.
Sob a presidência de Biden, a taxa de desemprego dos negros atingiu um mínimo histórico de 4,8% em abril de 2023. O mínimo recorde anterior foi estabelecido sob a presidência de Trump, em 5,3%.
No entanto, a taxa de desemprego dos negros começou a aumentar. No mês passado, era de 6,1%, enquanto a taxa geral de desemprego do país era de 4%.
Debate histórico
O debate da CNN entre Joe Biden e Donald Trump é o primeiro da disputa presidencial de 2024, revivendo o confronto entre o democrata e o republicano pela Casa Branca.
Em um evento histórico, esta é a primeira vez que um presidente em exercício e um ex-presidente debatem nos Estados Unidos.
O debate acontece nos estúdios da CNN em Atlanta, no estado da Geórgia.