Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump acusa Pelosi por falta de segurança durante invasão do Capitólio

    Republicano enfrenta Kamala Harris no debate da ABC News nesta terça-feira (10)

    Da CNN

    O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump culpou a ex-presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi e a prefeita de Washington DC, Muriel Bowser pela falta de segurança durante o ataque ao Capitólio americano em 6 de janeiro de 2021.

    “Eu não era responsável pela segurança,” disse ele durante o debate da ABC News nesta terça-feira (10). “Nancy Pelosi foi responsável. Ela não fez o seu trabalho.”

    A segurança do Capitólio, no entanto, é de responsabilidade do Conselho de Polícia do Capitólio, que supervisiona a Polícia do Capitólio dos EUA e aprova pedidos de assistência da Guarda Nacional.

    Trump também repetiu que ele pediu por mais de 10 mil membros da Guarda Nacional antes do dia 6 de janeiro, mas que “Nancy Pelosi me rejeitou.” No entanto, o ex-secretário de defesa interino de Trump, Chris Miller, disse aos legisladores que nunca recebeu uma ordem formal de Trump para ter 10 mil soldados prontos para serem enviados ao Capitólio.

    Quando perguntado por David Muir da ABC News se havia algo que ele lamentava sobre o que fez naquele dia como presidente, Trump disse que pediu aos manifestante para protestar “pacificamente e patriótico” durante um discurso que ele fez em 6 de janeiro.

    Ele então desviou a pergunta, perguntando “o que dizer de todas as pessoas que estão entrando em nosso país e matando pessoas que [a vice-presidente Kamala Harris] permitiu entrar?”

    O ex-presidente chamou Kamala de “czar da fronteira” – um nome frequente que ele chama a vice-presidente para atacar sua postura sobre imigração.

    Primeira vez em que Trump e Kamala se encontram

    O debate desta terça-feira (10) marca a primeira vez que Donald Trump e Kamala Harris se encontram pessoalmente. As últimas pesquisas mostram uma disputa acirrada entre os candidatos.

    Este é o sétimo debate presidencial de Trump — três contra Hillary Clinton e três contra Joe Biden.

    O confronto acontece na Pensilvânia, um estado que pode decidir a eleição dos Estados Unidos.

    Kamala assumiu a candidatura democrata após Joe Biden ter desistido de concorrer à reeleição. O desempenho do presidente americano no Debate da CNN levantou dúvidas sobre sua idade e aptidão para um novo mandato — o que gerou críticas até de apoiadores.

    Já Trump tenta voltar à Casa Branca após ter sido derrotado por Biden em 2020.

    A eleição presidencial nos Estados Unidos acontecerá no dia 5 de novembro.

    Tópicos