Sistema eleitoral é justo e honesto, diz Biden em 1° discurso após vitória de Trump
Presidente dos EUA destacou que fará "transição ordeira e pacífica" de poder; ele apoiou Kamala Harris, candidata democrata
Em seu primeiro discurso após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial de 2024, Joe Biden ressaltou que o sistema eleitoral dos Estados Unidos é “honesto, justo e transparente”.
O democrata também pontuou que “a vontade do povo sempre prevalecerá” e que fará uma transição ordeira e pacífica de poder em 20 de janeiro, quando Trump tomará posse.
“Você não pode amar seu país apenas quando vence. Não pode amar seu vizinho apenas quando concorda com ele”, destacou o presidente dos EUA.
Biden disse que conversou com Trump e garantiu a ele que haverá a transição pacífica de poder, ponderando ainda que é necessário “abaixar a temperatura” no país.
Também afirmou que conversou com Kamala Harris, candidata do Partido Democrata e sua vice-presidente, que foi derrotada na disputa contra o republicano. Ele observou que ela fez uma campanha “inspiradora” e chamou atenção para o caráter da vice.
O presidente também comentou sobre o próprio mandato, afirmando que teve uma “Presidência histórica”.
“Deixamos a economia mais forte no mundo. Sei que pessoas ainda estão machucadas, mas as coisas estão mudando rapidamente. Juntos, mudamos a América para o melhor”, argumentou.
A economia foi uma das principais pautas nesta eleição presidencial dos Estados Unidos. Parte do eleitorado criticou fortemente a atual gestão, dizendo, em parte, que sua situação econômica estava melhor sob a gestão Trump.
“Ficaremos bem. Mas precisamos continuar comprometidos, continuar indo para frente. E, acima de tudo, precisamos manter a fé”, concluiu.
Vitória de Donald Trump
A CNN projeta que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos para um segundo mandato. Ele conseguiu o número necessário de 270 delegados — figura do sistema eleitoral americano — para assegurar a vitória.
As pesquisas indicavam uma disputa muito acirrada entre Trump e Kamala Harris, vice-presidente e candidata do Partido Democrata. Entretanto, o republicano conseguiu vitórias expressivas em estados-pêndulo — aqueles que não tinham tendência de voto clara e poderiam pender para qualquer lado — e maioria do voto popular.
Biden ligou para o empresário e o parabenizou pela vitória. Ele também publicou uma nota reafirmando o apoio a Kamala e destacando que ela é “uma tremenda parceira e servidora pública cheia de integridade, coragem e caráter”