Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?

    Data é fixada na Constituição americana; resultado ainda precisa ser certificado pelo Colégio Eleitoral e pelo Congresso

    Tiago Tortellada CNN

    Donald Trump venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, segundo projeção da CNN. Agora, outros ritos devem ser seguidos antes que ele tome posse.

    Em dezembro, os delegados – figura do sistema eleitoral americano – votarão efetivamente no candidato no Colégio Eleitoral. Saiba mais sobre como funciona a votação nos EUA.

    No início de janeiro de 2025, uma sessão conjunta do Congresso fará a certificação dos votos – foi nessa etapa que aconteceu a invasão do Capitólio, em 2021, por apoiadores de Donald Trump, após o republicano ter perdido a eleição de 2020 para Joe Biden.

    Também neste mês que acontecerá a posse de Trump: ao meio-dia, no horário de Washington, DC, no dia 20 de janeiro.

    A data foi fixada pela 20⁠ª emenda da Constituição dos Estados Unidos.

    “Os mandatos do Presidente e do Vice-Presidente terminarão ao meio-dia [horário de DC] do dia 20 de janeiro, (…); e os mandatos de seus sucessores começarão”, diz a emenda.

    Para tomar posse, é necessário dizer: “Juro solenemente (ou afirmo) que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”.

    Geralmente, o presidente da Suprema Corte dos EUA comanda o juramento, mas isso é um costume, não uma exigência. Se ele não estiver disponível, pode ser outro juiz.

    CNN Brasil tem supercobertura ao vivo

    A CNN Brasil realiza uma supercobertura da eleição nos Estados Unidos.

    Em conexão direta com a matriz americana da CNN, e intérpretes a postos para tradução 24 horas, o conteúdo produzido nos EUA está contemplado pela multiplataforma que compõe o ecossistema da CNN Brasil.

    Além da base oferecida pela matriz, os âncoras da CNN Brasil Márcio Gomes e Carol Nogueira, os repórteres Muriel Porfiro e Pedro Teixeira e a analista de Internacional, Fernanda Magnotta se juntaram à correspondente Mariana Janjácomo nos Estados Unidos.

    *com informações de Zachary B. Wolf, da CNN

    Tópicos