Nova pesquisa indica cenário incerto nos EUA; Kamala lidera em estado-chave
Donald Trump e Kamala Harris estão empatados com 47% dos votos cada
Se a eleição nos Estados Unidos fosse hoje, 47% dos americanos afirmam que votariam em Donald Trump, o candidato republicano. É exatamente a mesma proporção dos que dizem que escolheriam a candidata Democrata, Kamala Harris.
O cenário revelado nesta quinta-feira por uma pesquisa do New York Times em parceria com a Siena College representa o impasse na corrida à Casa Branca que se mantém desde que a vice-presidente dos EUA assumiu o lugar de Joe Biden na disputa.
O questionário ainda revela a percepção dos eleitores sobre o único debate entre os dois candidatos até aqui, realizado no dia 10. Durante o confronto, Kamala levou a melhor. Para 67% dos respondentes, a candidata democrata foi bem no evento. Donald Trump registrou 27 pontos percentuais e menos, com 40% dos eleitores afirmando que ele foi bem no debate.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
Um segundo levantamento, divulgado pelo NYT em parceria com o Philadelphia Inquirer, mostra Kamala Harris à frente de Trump na disputa pelos delegados eleitorais do estado da Pensilvânia, considerado um dos estados-pêndulo determinantes na eleição.
A candidata democrata tem a preferência de 50% do eleitorado e Donald Trump, 46%. O resultado representa um empate técnica, mas está perto do limite da margem de erro, que é de 3,8 pontos percentuais.
As duas pesquisas foram realizadas quase inteiramente antes da tentativa frustrada de assassinato contra Donald Trump, no domingo passado, e não captam qualquer possível impacto eleitoral do episódio.