“Não há motivo para preocupação”, diz presidente do México após vitória de Trump
Claudia Sheinbaum buscou acalmar as preocupações antes do retorno do ex-presidente dos EUA à Casa Branca
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse aos cidadãos nesta quarta-feira (6) que “não havia motivo para preocupação” após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA, enquanto outros líderes da América Latina parabenizaram o vencedor.
Sheinbaum acrescentou que o governo esperará para reconhecer formalmente um vencedor até que as contagens de votos sejam finalizadas, após os resultados preliminares da votação durante a noite terem dado a vitória a Donald Trump.
A líder de esquerda também buscou acalmar as preocupações antes do retorno do ex-presidente dos EUA ao poder, após a moeda peso do México ter sofrido um golpe significativo nas negociações durante a noite.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Bukele, de El Salvador, Bernardo Arevalo, da Guatemala, e os líderes da oposição venezuelana Maria Corina Machado e Edmundo Gonzalez foram às redes sociais para parabenizar Trump.
Trump, de 78 anos, reconquistou a Casa Branca nesta quarta após uma campanha marcada por uma retórica sombria que aprofundou a polarização no país, prevalecendo após duas tentativas de assassinato e uma decisão tardia dos democratas de concorrer com Kamala Harris quando o presidente Joe Biden desistiu da disputa em julho.
Trump vai superar Biden e se tornar o presidente mais velho dos EUA