JD Vance toma posse como vice-presidente dos Estados Unidos
Republicano renunciou ao mandato como Senador para assumir o novo cargo


JD Vance tomou posse como vice-presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia na rotunda do Capitólio, sede do Congresso americano.
O juramento foi administrado por Brett Kavanaugh, juiz da Suprema Corte dos EUA, e é o mesmo utilizado desde 1884.
A cerimônia foi adaptada devido ao frio extremo – as temperaturas podem chegar a -12 °C em Washington nesta segunda – sendo transferida para a parte interna do Capitólio. A última vez que isso aconteceu foi em 1985, na segunda posse de Ronald Reagan.
Para assumir o cargo, Vance renunciou ao seu assento no Senado. Ele cumpriu dois anos de seu mandato pelo estado de Ohio – que seria de seis anos.
Quem é JD Vance
JD Vance nasceu e foi criado em Middletown, em Ohio, uma cidade industrial.
Ele se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e serviu na Guerra do Iraque.
Vance se formou na Ohio State University e na Yale Law School, tendo escrito um livro best-seller, Hillbilly Elegy, que foi transformado em um filme da Netflix.
O senador entrou no Congresso americano com a ajuda de Trump, cujo endosso o ajudou a vencer uma disputada corrida em 2022.
Vance criticou Trump em 2016 e, seis anos depois, Trump humilhou Vance publicamente, mesmo após endossá-lo na eleição de 2022.
No Senado, Vance tem sido um defensor declarado de Trump e frequentemente vota em lealdade aos interesses do ex-presidente. Ele se opôs a um projeto de lei de ajuda à Ucrânia no início deste ano, adotando as críticas de Trump de fornecer mais ajuda.
Ele também é próximo de Donald Trump Jr. que fez uma pressão de última hora para o senador JD Vance de Ohio, enquanto seu pai, o ex-presidente Donald Trump, hesitava sobre a escolha, disse uma fonte familiarizada com o assunto à CNN.
Vance, um ex-capitalista de risco, veterano e autor, foi relatado como um dos candidatos que receberam materiais de verificação de vice-presidência da campanha de Trump.