Finalização da contagem de votos pode demorar, diz autoridade da Pensilvânia
Estado é considerado crucial para decidir o vencedor das eleições americanas
O secretário de Estado da Pensilvânia, Al Schmidt, reiterou nesta segunda-feira (4) que pode levar algum tempo até que todos os votos elegíveis sejam contados no estado-pêndulo, que não tem inclinação Democrata ou Republicana e costumam decidir as eleições.
O departamento de estado “nunca teve resultados finais e oficiais na noite da eleição”, independentemente de quando outras projeções foram divulgadas, disse Schmidt.
O processo da Pensilvânia para contagem de votos enviados pelo correio é um dos motivos pelos quais Schmidt disse que não pode prever qual porcentagem de votos qualificados será contada no dia da eleição – 5 de novembro – e alertou que pode levar vários dias para saber os resultados oficiais.
“Quase 2 milhões de cédulas enviadas pelo correio já foram devolvidas”, disse Schmidt, mas disse que, ao contrário de vários outros estados, os condados da Pensilvânia não podem começar a abrir as cédulas enviadas pelo correio antes das 21h (no horário de Brasília) – às 19h, horário do leste dos EUA, no dia da eleição.
Os condados devem enviar os resultados não oficiais assim que as urnas fecharem, por volta das 20h, no horário local – 22h no horário de Brasília – e continuarão atualizando esses números durante a noite e nos dias seguintes, acrescentou.
“Todos os eleitores registrados terão a chance de fazer suas vozes serem ouvidas”, disse Schmidt, pediu ao público que verifique se as informações eleitorais vêm de fontes confiáveis.
CNN Brasil tem supercobertura ao vivo
A CNN Brasil realiza uma supercobertura da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas, que acontecem nesta terça-feira, dia 5 de novembro.
Em conexão direta com a matriz americana da CNN, e intérpretes a postos para tradução 24 horas, o conteúdo produzido nos Estados Unidos estará contemplado pela multiplataforma que compõe o ecossistema da CNN Brasil.
A maratona ao vivo 24 horas começa nesta segunda-feira (4), às 23h, com o programa especial “América Decide”.
A cobertura ao vivo se estenderá ininterruptamente até que seja proclamado o resultado das urnas.