Eleições nos EUA: Clima pode atrapalhar votação em estados-pêndulo; veja previsão
Wisconsin terá a pior previsão, com chuvas, tempestades e até chance de tornado; calor excessivo também pode diminuir votos
Uma forte frente fria avança para o leste dos Estados Unidos no dia da eleição – 5 de novembro -, levando chuva para os estados-pêndulo, que costumam decidir às eleições, de Wisconsin e Michigan, com uma ampla área de chuva que deve se estender dos Grandes Lagos até o leste do Texas.
Nas eleições anteriores as chuvas afastaram a participação dos eleitores.
Wisconsin deve ter o pior clima entre os sete estados-pêndulo, de acordo com a CNN, com chuvas generalizadas e até tempestades que podem produzir rajadas de vento isoladas de mais de 96 km/h, com chance de um tornado.
Temperaturas altas também podem criar problemas para os eleitores irem votar nos estados do leste, com máximas recordes esperadas de 25ºC, na cidade de Detroit, no estado do Michigan, 28°C na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia e em Albany, na Geórgia, a temperatura pode chegar aos 29°C.
Confira a temperatura do dia da votação nos sete estados-pêndulos:
Arizona
As temperaturas ficam um pouco mais frias do que a média até terça-feira (5).
A cidade de Phoenix estará ensolarada, mas faz frio. Com máxima de 22ºC e mínima de 10°C. Com ventos a leste de 8 a 16 km/h.
Geórgia
As temperaturas subirão cerca de dez graus acima da média, com máximas recordes de 26°C no sul da Geórgia.
Na capital Atlanta, o clima fica nublado e seco. Com máxima de 25°C e mínima de 17°C. Com ventos a sudeste de 16 a 24 km/h.
Michigan
O clima permanece nublado com chances de chuva, especialmente nas partes ocidentais do estado.
Na cidade de Grand Rapids, provavelmente terá chuva. Com máxima de 21°C (recorde de 23°C em 1978). Já a mínima fica em 9°C. Com ventos para o sudoeste de 16 a 24 km/h.
Em Detroit, o tempo ficará nublado e com brisa. A tarde deve chover. Com máxima de 25°C (batendo o recorde de 23°C em 2022). Já a mínima será de 12°C. Com ventos para o sudoeste de 24 a 32 km/h.
Nevada
O clima permanece seco e ensolarado com temperaturas em torno da média.
A cidade de Las Vegas ficará ensolarada. Com máxima de 20°C e mínima de 8°C. Com ventos leves e variáveis.
Carolina do Norte
As temperaturas ficarão bem acima da média de novembro, com máximas por volta dos 21°C.
Na cidade de Raleigh faz sol e calor. Com máxima de 25°C e mínima de 15°C. Com ventos a sudeste de 16 a 24 km/h.
Pensilvânia
Algumas nuvens podem aparecer, mas o clima continua quente e seco.
Em Pittsburgh faz sol e muito calor. Com máxima de 27°C (batendo o recorde de 26°C em 1948). Com mínima 17°C. Com ventos ao sul de 9 a 24 km/h.
Wisconsin
O estado tem chances altas de chuva com cerca de 25 milímetros.
Em Milwaukee, provavelmente, chove. Com máxima de 18°C (recorde de 22°C em 1978) e mínima de 5°C. Com ventos a sudoeste de 24 a 32 km/h.
CNN Brasil tem supercobertura ao vivo
A CNN Brasil realiza uma supercobertura da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas, que acontecem nesta terça-feira, dia 5 de novembro.
Em conexão direta com a matriz americana da CNN, e intérpretes a postos para tradução 24 horas, o conteúdo produzido nos Estados Unidos estará contemplado pela multiplataforma que compõe o ecossistema da CNN Brasil.
A maratona ao vivo 24 horas começa nesta segunda-feira (4), às 23h, com o programa especial “América Decide”.
A cobertura ao vivo se estenderá ininterruptamente até que seja proclamado o resultado das urnas.
EUA: por que os partidos são representados por burros e elefantes?