Eleição nos EUA: Jeff Bezos parabeniza eleição de Trump
"Parabéns pelo extraordinário retorno político e vitória decisiva", escreveu o empresário em uma rede social
Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon, parabenizou Donald Trump nesta quarta-feira (6) por um “retorno político extraordinário e uma vitória decisiva”, desejando a Trump “todo o sucesso em liderar e unir a América que todos amamos”.
O republicano foi eleito presidente dos Estados Unidos em uma disputa contra a vice-presidente e democrata Kamala Harris.
“Muitos parabéns ao nosso 45º e agora 47º Presidente pelo extraordinário regresso político e pela vitória decisiva. Nenhuma nação tem maiores oportunidades”, postou Bezos no X (antigo Twitter).
“Desejando (Donald Trump) todo sucesso em liderar e unir a América que todos amamos”, completou.
Big congratulations to our 45th and now 47th President on an extraordinary political comeback and decisive victory. No nation has bigger opportunities. Wishing @realDonaldTrump all success in leading and uniting the America we all love.
— Jeff Bezos (@JeffBezos) November 6, 2024
A reação surge uma semana depois do empresário, também proprietário do jornal americano The Washington Post, defender a sua decisão de recusar o apoio do veículo à Kamala Harris. Segundo ele isso criaria “percepção de preconceito”.
Bezos, no entanto, reconheceu a “aparência de conflito” da sua decisão, pontuando que seu monopólio e da Amazon e da empresa de exploração espacial, Blue Origin, tem sido um “complicador” para o jornal.
A notícia do endosso vetado imediatamente provocou reação de repórteres e leitores do jornal, resultando na demissão de quase um terço do conselho editorial do The Washington Post e no cancelamento de 250 mil assinaturas de leitores.
Funcionários atuais e antigos acusavam o fundador da Amazon de obediência antecipada.
Na manhã desta quarta, logo após a eleição, as ações da companhia subiram quase 3%.
EUA: Trump é o segundo presidente a vencer mandatos não consecutivos