Veja os destaques do discurso de posse de Donald Trump
Republicano também deve assinar uma série de ordens executivas ainda nesta segunda
- 1 de 17
Prédio do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, preparado para posse do presidente eleito Donald Trump
- 2 de 17
Rotunda do Capitólio, local da posse de Donald Trump, em Washington, DC.
- 3 de 17
Donald e Melania Trump na igreja de Saint John antes da cerimônia de posse presidencial • CNN
-
- 4 de 17
Cerimônia religiosa na Igreja de St. John como parte dos eventos programados para o dia da posse presidencial • Anna Moneymaker/Getty Images
- 5 de 17
JD Vance cumprimenta Donald Trump durante cerimônia religiosa antes da posse presidencial
- 6 de 17
Joe Biden recebe Donald Trump na Casa Branca • CNN
-
- 7 de 17
O presidente e o presidente eleito vão juntos da Casa Branca ao Capitólio para a cerimônia de posse
- 8 de 17
Donald Trump chega para posse no Capitólio dos Estados Unidos
- 9 de 17
JD Vance é empossado vice-presidente dos Estados Unidos.
-
- 10 de 17
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestando juramento no Capitólio dos EUA
- 11 de 17
Donald Trump é empossado vice-presidente dos Estados Unidos.
- 12 de 17
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa durante a cerimônia de posse na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC • Chip Somodevilla/Getty Images
-
- 13 de 17
Donald Trump ficou a poucos metros de Joe Biden durante discurso de posse nos Estados Unidos • Chip Somodevilla/Getty Images
- 14 de 17
Joe e Jill Biden deixam o Capitólio dos EUA acompanhados de Donald e Melania Trump
- 15 de 17
Preparativos para almoço de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Statuary Hall no Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC • Kevin Dietsch/Getty Images
-
- 16 de 17
Senadora Deb Fischer, a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, o presidente dos EUA, Donald Trump, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e a segunda-dama Usha Vance comparecem a almoço após a posse • Kevin Dietsch/Getty Images
- 17 de 17
Donald Trump assina primeiras ações executivas após tomar posse para o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos • CNN
Donald Trump discursou após tomar posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em cerimônia no Capitólio, sede do Congresso americano.
Logo no início, ele destacou que “a era de ouro” do país “começa agora” e que os EUA serão “respeitados novamente”. “Durante todo dia do governo Trump, colocarei a América em primeiro lugar”, comentou.
“Nossa soberania será recuperada, nossa segurança será restaurada, as balanças da Justiça serão reequilibradas. A armamentização cruel, violenta e injusta do Departamento de Justiça e do governo acabará”, adicionou, pontuando que a prioridade será construir uma nação que é “orgulhosa, próspera e livre”.
Trump ponderou que o governo dos EUA vive uma “crise de confiança”, alegando que um sistema corrupto tirou poder e riqueza da população. Assim, criticou o governo de Joe Biden e Kamala Harris, que assistiam à fala logo atrás do republicano.
Ele abordou ainda os incêndios florestais em Los Angeles, que causaram destruição e mortes, comentando que “até alguns dos indivíduos mais ricos e poderosos do nosso país” foram impactados.
“Minha eleição é um mandato para reverter completamente essas traições horríveis e dar de volta às pessoas a fé, riqueza, democracia e sua liberdade. A partir deste momento, o declínio da América acabou”, afirmou.
Trump pontuou em outro momento que houve esforços ilegais e inconstitucionais federais para restringir a liberdade de expressão, observando que assinará uma ordem executiva para “imediatamente parar toda a censura do governo e trazer de volta a liberdade de expressão” para o país.
Ele ressaltou ainda que irá “encerrar a política do governo de tentar introduzir raça e gênero em todos os aspectos da vida privada americana”.
“Nós forjaremos uma sociedade que é ‘daltônica’ e baseada em mérito. A partir de hoje, será a política oficial do governo dos Estados Unidos que existam apenas dois gêneros: masculino e feminino”, comentou.
Trump criticou ainda o sistema de saúde pública dos EUA e afirmou que o país “um sistema educacional que ensina nossas crianças a terem vergonha de si mesmas e, em muitos casos, a odiar nosso país”.
Trump diz que foi salvo para “fazer a América grande novamente”
O presidente dos Estados Unidos voltou ainda a comentar sobre o atentado que sofreu durante um comício no ano passado, pontuando que crê ainda mais que a vida dele foi salva “por um motivo”.
“Eu fui salvo por Deus para fazer a América grande novamente”, disse o republicano, que foi ovacionado por muitos dos presentes no Capitólio e outras pessoas que assistiam ao discurso na Capital One Arena.
“Todo dia do nosso governo de patriotas americanos, trabalharemos para enfrentar todas as crises com dignidade, poder e força. Nos moveremos com propósito e velocidade para devolver esperança, prosperidade e paz para os cidadãos de toda raça, religião, cor e credo”, destacou.
“Para os cidadãos americanos, o dia 20 de janeiro de 2025 é o Dia da Libertação”, observou.
Durante o discurso de posse, Donald Trump ressaltou que não esquecerá a Constituição do país e que as ordens executivas que assinará nesta segunda darão início à “restauração completa” dos Estados Unidos e à “revolução do senso comum”.
Trump aborda imigração durante posse
Ele confirmou que irá declarar emergência nacional na fronteira com o México. A imigração ilegal através dessa região tem sido um dos principais temas de debate no país. “Toda entrada ilegal será suspensa imediatamente e iniciaremos o processo de enviar de volta milhões de criminosos para o lugar de onde vieram”, acrescentou.
Trump comentou ainda que instituirá a política “fique no México” e que enviará soldados para a fronteira para combater a “invasão desastrosa do país”. Os cartéis também serão classificados como organizações terroristas internacionais.
Inflação, gastos e tarifas
Outro ponto abordado pelo novo presidente dos Estados Unidos foi a inflação, que, segundo comentou, foi causada por gastos excessivos e aumento de preços de energia.
Em seguida, ressaltou que irá declarar “emergência nacional de energia”, fazendo referência também à perfuração e extração de combustíveis fósseis.
“Temos algo que nenhuma nação fabricante jamais terá: a maior quantidade de petróleo e gás, e nós vamos usá-la”, disse, destacando que irá exportar energia.
“Com minhas ações de hoje, acabaremos com o New Deal Verde e revogaremos o mandato de veículos elétrico, salvando nossa indústria automobilística e mantendo minha promessa sagrada aos meus grandes trabalhadores automotivos americanos”, comentou.
Outro ponto importante do discurso foi a questão das tarifas, algo que causou reações de líderes do México e do Canadá recentemente. Trump afirmou que, “em vez de taxar os nossos cidadãos para enriquecer outros países, iremos taxar países estrangeiros para enriquecer os nossos cidadãos”.
Trump diz que mudará nome do Golfo do México
Donald Trump afirmou que irá construir o Exército mais forte que o mundo já viu, ponderando que quer deixar como legado ter sido um pacificador e unificador.
De toda forma, ele voltou a prometer que irá mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.
Outro ponto que causou polêmica recentemente e que foi abordado no discurso de posse foi o Canal do Panamá. Nesta segunda, o republicano pontuou que navios dos EUA estão sendo tratados de forma injusta e alegou, sem apresentar provas, que a China está operando o canal. “Estamos o tomando de volta”, disse.
Em 2017, Trump falou em união e ressaltou que o país estaria “em primeiro lugar” nas decisões do governo. Leia nesta matéria.
Posse de Trump tem sobrevivente designado em caso de tragédia; entenda