Democratas devem ser maioria na Câmara e Republicanos, no Senado, diz especialista ao WW
Brian Winter, editor-chefe da Americas Quarterly, aponta tendência de governo dividido nas eleições legislativas americanas, cenário historicamente favorável à economia
As eleições legislativas nos Estados Unidos estão se mostrando tão disputadas quanto a corrida presidencial, tornando difícil prever o resultado final. No entanto, o analista político Brian Winter, editor-chefe da revista Americas Quarterly, compartilhou sua visão durante o WW desta quinta-feira (17) sobre o cenário que se desenha para o Congresso americano.
Segundo Winter, a tendência mais provável é que haja um governo dividido, com os democratas assumindo o controle da Câmara dos Representantes, enquanto os republicanos devem obter a maioria no Senado.
“Parece que vamos ter um governo dividido. O mais provável é que os democratas tomem controle da Câmara Baixa e que os republicanos tomem o controle do Senado”, afirmou o especialista.
Impacto positivo na economia
Winter destacou que esse cenário de divisão pode não ser necessariamente negativo. “Não seria talvez o pior resultado, tem inclusive estudos que mostram que historicamente ter um governo dividido é bom para a economia do país, é bom para os mercados também, porque nenhum partido tem controle absoluto”, explicou.
O analista também ressaltou a incerteza que ainda paira sobre o resultado final. “Faltam muitos dias para essa eleição e cada dia sabemos menos”, disse Winter, acrescentando que, apesar da abundância de pesquisas, o momento agora é de aguardar a votação, dada a confusão da situação atual.
Winter relatou uma conversa recente com um importante pesquisador, que sugeriu que chegou o momento de não prestar mais atenção às pesquisas que indicam um resultado muito próximo para ser previsto.
“É só aguardar mesmo”, concluiu o analista, enfatizando a necessidade de esperar pelo dia da eleição para ter um panorama mais claro do cenário político americano.