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    Campanha de Kamala Harris faz planos para garantir vitória apertada

    Comitê democrata faz contas para buscar votos necessários em estados-pêndulo

    Edward-Isaac Dovereda CNN

    Faltando duas semanas para o dia da eleição, os principais conselheiros de Kamala Harris estão encarando números que mostram uma ampla maioria de americanos dizendo que o país está no caminho errado.

    Eles também estão confiantes de que as próximas duas semanas incluirão Donald Trump fazendo mais referências ao “inimigo interno” ou 6 de janeiro como um “dia do amor” e saindo em tangentes divagantes como seus comentários obscenos sobre a lenda do golfe Arnold Palmer em um comício na Pensilvânia na semana passada. E eles esperam que consigam induzi-lo a fazer mais afirmações absurdas.

    Fazer os americanos se concentrarem nisso nas próximas duas semanas, ver um segundo mandato de Trump como algo que está levando o país ainda mais para longe dos trilhos e ver Harris como uma agente aceitável de mudança provavelmente decidirá a presidência, disseram uma dúzia de assessores importantes e aliados externos à CNN. Como a presidente da campanha de Harris, Jen O’Malley Dillon, disse aos principais doadores na Filadélfia durante um retiro na semana passada, eles podem não acreditar que a corrida ainda possa estar empatada, mas nos estados do campo de batalha onde a presidência será vencida, está.

    “Historicamente, seria incomum ter sete estados reduzidos a um ponto ou menos”, disse David Plouffe, gerente de campanha de Barack Obama em 2008, que agora atua como consultor sênior de Harris, sobre o cenário do campo de batalha. “Mas acho que, neste ponto, você tem que assumir que essa é uma possibilidade distinta.”

    Plouffe e outros consultores de Harris não acreditam que as operações de porta em porta terceirizadas de Trump e outras operações de divulgação no local possam se igualar ao que os democratas nacionais e a campanha de Harris — que herdaram parte da mesma equipe do presidente Joe Biden — passaram um ano montando. Mas eles acreditam que essa vantagem só pode levá-los até certo ponto.

    “Os democratas gostariam que Donald Trump não obtivesse mais de 46% dos votos”, disse Plouffe, referindo-se à porcentagem nacional de votos populares que o ex-presidente garantiu em suas campanhas anteriores. Mas nos estados do campo de batalha, “isso não é realidade. Ele vai obter até 48% em todos esses estados. E então só temos que ter certeza de que estamos atingindo nosso número de vitórias, que dependendo do estado, pode ser 50, pode ser 49,5.”

    Plouffe e outros assessores de Harris, no entanto, acreditam que a vice-presidente ainda tem espaço para crescer.

    Para chegar lá, a campanha está finalizando eventos marcantes e chamativos apresentando Harris, com cenários simbólicos que visam levar a mensagem para casa.

    “O objetivo é ter certeza de que você está motivando sua operação, que está sendo sentido em todos esses lugares”, disse o governador de Illinois, JB Pritzker, um copresidente da campanha de Harris.

    Mensagens mais direcionadas

    Com os assessores de Harris ainda em uma busca frenética para encontrar eleitores desinteressados, muito desse alcance virá na forma de táticas de campanha que são novas para campanhas presidenciais — algumas que dependem de novas tecnologias.

    Os assessores de campanha acreditam que podem fazer a diferença por meio dos substitutos que eles alinharam, sejam celebridades fazendo aparições direcionadas nas mídias sociais ou membros da comunidade enviando textos diretos como os participantes de um evento de Doug Emhoff em Southfield, Michigan, com eleitores judeus, que foram convidados a enviar mensagens encorajando as pessoas a organizar jantares “Kamala Shabbat”.

    Os assessores de Harris com quem a CNN falou expressaram uma autoconfiança nervosa, mas também continuaram usando frases como “até o fio” e o emoji ocasional com bochechas verdes enjoadas.

    Enquanto vários agentes democratas importantes disseram que temem que Harris possa estar perdendo as tradicionais guerras de anúncios de TV diante dos ataques extensos e intensos dos republicanos às questões transgênero, os assessores de Harris discordaram.

    A maioria dos eleitores em disputa não está prestando atenção a esses anúncios, se é que estão assistindo à TV, argumentaram os assessores. E a campanha acredita que tem vantagem sobre a operação de Trump, graças a meses de organização e planejamento de distrito por distrito, que está sendo constantemente ajustado com base em votos antecipados e dados online.

    Durante os últimos meses, a atmosfera de reavivamento da convenção democrata, disseram os assessores, era isso que eles estavam planejando: uma corrida estável que será vencida nas margens e que exigirá algumas grandes mudanças que alguns insiders políticos podem ver como movimentos desesperados.

    Alguns serão novos anúncios: depois de meses testando cuidadosamente em pesquisas eleitorais pessoas não políticas conhecidas, incluindo artistas e atletas, a campanha lançará ainda mais endossos, entrevistas e aparições destinadas a atrair eleitores desinteressados. Espere mais eventos como a entrevista da vice-presidente com Charlamagne tha God e a viagem de Julia Roberts à Geórgia, ambas ideias que saíram diretamente da pesquisa da campanha.

    “Não estamos jogando espaguete contra a parede. Nós literalmente estudamos quem esses eleitores ouvem”, disse um oficial da campanha.

    Parte do alcance incluirá reviver temas no estilo Biden sobre a inaptidão de Trump para o cargo, tentando defender um comandante-chefe estável enquanto convence eleitores indecisos a dar o salto em direção à eleição da primeira mulher negra presidente.

    Mas, em vez de mensagens moralistas e abstratas, Harris e seus anúncios se concentrarão em quão pior eles acreditam que uma segunda presidência de Trump seria. E de uma forma que Biden nunca poderia, isso incluiria mais marteladas em Trump como inapto para a presidência, especificamente por causa de suas alegações de que ele está em declínio mental e físico.

    Os direitos reprodutivos permanecerão centrais, mas o alcance também continuará pressionando a biografia e os planos econômicos de Harris, convencida de que sua campanha tem espaço real para crescer com mulheres brancas sem educação universitária repelidas por Trump, cujos assessores acreditam que ela pode vencer se sentirem que ela é mais classe média do que esquerda radical. A equipe também espera desenvolver seus esforços entre os idosos e maximizar o entusiasmo por Harris entre as mulheres negras, ao mesmo tempo em que pressiona para aumentar o apoio entre homens negros e latinos.

    “Em algum nível, você só quer ser aquele que faz o último argumento para eles o mais alto possível”, escreveu um importante agente democrata ajudando a eleger Harris em um texto. “Mas essa coisa vai ser decidida na última semana, tenho CERTEZA disso.”

    Vice-presidente dos EUA e candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris 11/10/2024 REUTERS/Elizabeth Frantz • REUTERS

    Planos extensos para as duas últimas semanas

    Espera-se que pelo menos um evento de encerramento reúna Harris e seu companheiro de chapa Tim Walz, com o governador de Minnesota esperado para ser destacado — em áreas rurais e entre homens, especialmente — para o tipo de ataque a Trump que a campanha acha mais difícil de transmitir em anúncios.

    “Algumas dessas pessoas dizem: ‘nós passamos por um mandato de Trump.’ Eles reescrevem a história disso. Eles não se lembram de que todos os nossos vizinhos estavam morrendo de Covid por causa de sua idiotice de negligenciar a ciência, e nos dizer para injetar alvejante não adiantou muito”, disse Walz no sábado em um comício em Papillion, Nebraska, prevendo o tipo de falas que ele soltará nas próximas duas semanas. “Eles nos dizem que poderíamos sobreviver por mais quatro anos, e eu sou otimista. … Mas eu realmente não sei se as instituições vão se manter se tivermos mais quatro anos de Donald Trump.”

    Walz então apontou para a resposta recente do antigo conselheiro de segurança nacional de Trump, Michael Flynn, quando perguntado se ele presidiria tribunais militares se seu antigo chefe retornasse à Casa Branca.

    “A resposta para isso é: ‘Você está louco?’ A resposta de Mike Flynn foi: ‘Temos que vencer primeiro’”, disse Walz. “Eu serei amaldiçoado se der a bandeira para um fascista como esses caras, e serei amaldiçoado se der a eles problemas familiares porque sabemos onde os valores familiares se encaixam. Não vamos dar a eles liberdade, isso é certo, porque sabemos como é a liberdade. E só por precaução, não vou dar a eles futebol — os impostores.”

    A campanha tentará fazer esse argumento reverberar, com anúncios durante os jogos, apelos online e outdoors digitais ao longo das rodovias de Nebraska que mostram um homem dizendo que é um eleitor de Trump duas vezes e um caçador, mas indo com Harris desta vez.

    Os conselheiros sabem que parte dessa divulgação está tendendo a deixar nervosos os insiders democratas, que nunca realmente consideraram que Trump poderia vencer neste ponto em 2016, então sempre presumiram que ele perderia em 2020 e agora estão sentados há semanas com a perspectiva real de que o ex-presidente poderia vencer novamente.

    Normalmente, os grandes doadores democratas estão ansiosos para expressar suas dúvidas. Mas, saindo do retiro da Filadélfia na semana passada, após briefings sobre a mecânica da campanha e os preparativos legais, muitos dos principais doadores se sentiram confiantes de que Harris pode chegar lá.

    Vários saíram entusiasmados com o discurso do presidente do Comitê Nacional Democrata, Jaime Harrison, em um jantar de agradecimento na Academia de Belas Artes da Pensilvânia. Imagine, ele disse, que é o Dia da Posse, e também é o Dia de Martin Luther King Jr., e todos estão agasalhados no frio nos degraus de um Capitólio construído pelas mãos de escravos.

    Concentre-se em duas pessoas, disse Harrison, de acordo com duas pessoas na sala: primeiro, a juíza da Suprema Corte Ketanji Brown Jackson em sua túnica preta, segurando a Bíblia de Frederick Douglass; e então Harris, de terno branco ou talvez bege, saindo para colocar a mão na Bíblia e fazer o juramento.

    “Não precisa ser um conto de fadas”, Harrison disse a eles. “Pode ser nossa realidade se todos fizerem alguma coisa.”

    Não contando com uma “maioria silenciosa”

    A campanha de Harris não está por trás dos cartazes que começaram a aparecer nos banheiros femininos na Carolina do Norte, Geórgia e outros estados, dizendo coisas como “Seu voto é secreto” e “Seu marido não pode saber o que você faz na cabine de votação.”

    Eles não se importam com esses cartazes, no entanto. A mensagem está alinhada com o que a ex-deputada republicana Liz Cheney, de Wyoming, disse na segunda-feira em uma parada com Harris em Michigan: “Se você estiver preocupado, pode votar de acordo com sua consciência e nunca terá que dizer uma palavra a ninguém.”

    Apesar de muita conversa de que este ano pode haver uma reviravolta nas tendências de pesquisa de 2016 e 2020 que subestimaram o apoio a Trump, os principais assessores de Harris não estão contando com sua própria “maioria silenciosa” de mulheres e republicanos em áreas profundamente vermelhas ou famílias que não estão dizendo o quão desanimados ou exaustos estão com o ex-presidente.

    Mas alguns eleitores de Harris e até mesmo alguns agentes e voluntários no local estão. Eles contam histórias de mulheres em bairros suburbanos dizendo a quem bate na porta que estão votando em Harris, embora nenhum de seus amigos ou vizinhos esteja; ou republicanos reunidos em eventos oficiais que parecem aliviados por estarem em salas onde não são os únicos conservadores que se voltaram contra Trump.

    “Os independentes que encontrei estão avaliando votar em Harris, o que é um bom sinal para mim”, disse Nancy Quarles, que preside o Partido Democrata do Condado de Oakland em Michigan, à CNN na semana passada antes de uma aparição do vice-presidente nos subúrbios de Detroit. Embora alguns anos atrás essas pessoas fossem eleitores republicanos, “há uma grande abertura, e eles estão prestando atenção e dispostos a ouvir as discussões”, disse Quarles.

    Jennifer Norris, analista de saúde da zona rural de Wahoo, Nebraska, e ex-presidente dos democratas do Condado de Saunders, disse à CNN antes do comício de Walz no sábado que seu carro foi vandalizado por apoiadores de Trump no passado. Mas neste momento, “conheço muitos republicanos que não dirão isso, mas eles são ‘ponto azul'”, disse ela, usando o apelido para a concentração democrata na área de Omaha, onde um dos votos eleitorais de Nebraska está em jogo.

    Blaine McKillip, um executivo aposentado de atendimento ao cliente que agora restaura propriedades em Omaha, disse em seu discurso apresentando Walz que, até este ano, ele votou nos republicanos em todas as eleições presidenciais desde Ronald Reagan. Mas ele duvida que muitos se juntem a ele este ano.

    “Para a maioria deles, não acho que eles possam. Eles compraram tanto Kool-Aid que eles simplesmente não são móveis”, McKillip disse à CNN no estacionamento depois, com um chapéu de camuflagem Harris-Walz recém-comprado na mão. “E também, eles têm medo de mudar porque isso lhes diria: ‘Eu estava errado.’”

    Então, novamente, McKillip disse: “Estou apenas falando com os caras.”

    Na Pensilvânia, onde o foco da campanha de Harris nos republicanos tem sido maior, o deputado federal Chris Deluzio, da área de Pittsburgh, disse à CNN, após reunir veteranos em um escritório de campanha, que ele acredita que esses eleitores serão conquistados no final.

    “O que veremos em novembro são alguns republicanos tradicionais, independentes, que podem se inclinar para esse lado”, disse Deluzio. “Eles não estão dispostos a abraçar um cara como Trump que chama essas pessoas de 6 de janeiro que foram condenadas de ‘prisioneiros políticos’. Eles estão dispostos a fazer a coisa patriótica e manter nosso governo unido e forte, mesmo que haja algumas diferenças políticas.”

    Os assessores de Harris não estão contando com nenhum desses eleitores de maioria silenciosa se aproximando do vice-presidente sem mais esforços para convencê-los. Os números da campanha que mostram caminhos para a vitória, disse Plouffe, não dependem desses eleitores, embora ele tenha deixado em aberto a possibilidade de que eles possam ajudar a entregar uma vitória maior do que as pesquisas públicas ou internas da campanha estão mostrando até agora.

    “Estou confiante de que estamos sendo conservadores em como vemos esta corrida”, disse Plouffe, “para que sejamos mais propensos a ser surpreendidos pelo lado positivo das coisas.”

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