“Não podemos permitir que esta violência se normalize”, diz Biden sobre atentado contra Trump
Democrata se dirigiu aos americanos no Salão Oval apenas duas vezes desde que se tornou presidente
O presidente Joe Biden faz um raro discurso à nação na Casa Branca neste domingo (14).
Biden começou seu discurso no Salão Oval enfatizando a necessidade de “diminuir a temperatura” na política.
“Quero falar esta noite sobre a necessidade de diminuirmos a temperatura na nossa política e lembrarmos que, quando discordamos, não somos inimigos, somos vizinhos, somos amigos, colegas de trabalho, cidadãos e, o mais importante, somos compatriotas americanos. Devemos ficar juntos”, disse.
“O tiroteio de ontem no comício de Donald Trump na Pensilvânia apela a todos nós para darmos um passo atrás, fazermos um balanço de onde estamos, como iremos avançar a partir daqui”, acrescentou.
No discurso, Biden repercute a tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump, ocorrida no dia anterior em comício na Pensilvânia.
Listando uma série de ataques anteriores a figuras públicas em todo o país, o presidente disse que o país não pode permitir que a violência política se normalize.
“Não há lugar na América para este tipo de violência. Qualquer violência. Ponto. Sem exceções. Não podemos permitir que esta violência seja normalizada”, disse Biden no Salão Oval.
Entre os ataques anteriores ele citou o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio e o espancamento do marido de Nancy Pelosi.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”9062337″ title_galeria=”Veja momento que Trump é ferido em comício nos EUA”/]
Normalmente, os comentários no Salão Oval para a população dos Estados Unidos são reservados para os momentos mais solenes e pesados do país, segundo MJ Lee, da CNN.
Durante seu mandato, o presidente Joe Biden fez pouco uso do mecanismo, discursando apenas duas vezes desde que assumiu o cargo em 2021.
Histórico de pronunciamentos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso à nação no Salão Oval apenas duas vezes desde que se tornou presidente.
Os discursos no Salão Oval são raros, especialmente na história recente, com Biden e os ex-presidentes Barack Obama e Trump usando o meio apenas algumas vezes.
Confira a lista completa de endereços ovais desde 2008:
Biden
- 20 de outubro de 2023, após os ataques do Hamas em 7 de outubro a Israel.
- 2 de junho de 2023, após evitar um calote catastrófico.
Trump
- 11 de março de 2020 sobre a pandemia de Covid-19.
- 8 de janeiro de 2019 sobre imigração em meio à paralisação parcial do governo.
Obama
- 6 de dezembro de 2015, sobre o plano de seu governo para derrotar o ISIS após o tiroteio em San Bernardino.
- 31 de agosto de 2010 ao declarar oficialmente o fim das operações de combate no Iraque.
- 15 de junho de 2010, sobre o derramamento de óleo da Deepwater Horizon BP.
Antes de Obama, o discurso Oval – embora raro – era um elemento muito mais frequente, com George W. Bush dirigindo-se dessa forma à nação seis vezes durante a sua presidência e Bill Clinton fazendo-o 15 vezes. Reagan detém o recorde com 29 discursos durante seus dois mandatos.