Atentado contra Trump: Biden fará discurso à nação hoje à noite (14)
Último pronunciamento como esse ocorreu em outubro do ano passado; presidente americano deve falar sobre tiros contra ex-presidente


O presidente Joe Biden fará um raro discurso à nação na Casa Branca neste domingo (14).
O pronunciamento está marcado para ocorrer às 20h, no horário local, no Salão Oval da residência oficial em Washington, D.C.
No discurso, Biden deve repercutir a tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump, ocorrida no dia anterior em comício na Pensilvânia.
- 1 de 8
Trump é atingido na orelha por um tiro durante comício na Pensilvânia • 13/07/2024REUTERS/Brendan McDermid
- 2 de 8
O ex-presidente Donald Trump foi retirado do palco em um comício na Pensilvânia, nos Estados Unidos, neste sábado (13). • Anna Moneymaker/Getty Images
- 3 de 8
Donald Trump é levado para fora do palco um ferimento no rosto e estava sangrando. • Anna Moneymaker/Getty Images
-
- 4 de 8
Grandes estrondos foram ouvidos antes da queda de Trump. • Anna Moneymaker/Getty Images
- 5 de 8
Os agentes do Serviço Secreto então o ajudaram a se levantar. • Anna Moneymaker/Getty Images
- 6 de 8
Posteriormente, o ex-presidente foi levado para um veículo e retirado do local. • Anna Moneymaker/Getty Images
-
- 7 de 8
Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a Trump. • Anna Moneymaker/Getty Images
- 8 de 8
Imagem mostra atirador que agiu contra Trump durante comício; ele estava no telhado de um prédio próximo • Reprodução/CNN
“Falarei mais sobre isso esta noite, mais detalhadamente, no Salão Oval”, disse Biden brevemente na Sala Roosevelt, durante a tarde.
As informações sobre o pronunciamento foram confirmadas pela Casa Branca.
O atual presidente dos Estados Unidos dirigiu-se à nação pela última vez no dia 20 de outubro de 2023, após os ataques do Hamas a Israel, no dia 7 do mesmo mês.
Conversa com Trump
O presidente Joe Biden conversou com Donald Trump neste sábado (13), após o tiroteio no comício do ex-presidente em Butler, Pensilvânia, disse a Casa Branca.
Biden também conversou com o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e com o prefeito de Butler, Bob Dandoy.
Em pronunciamento, Biden disse que “todos” devem condenar o ato contra Trump.
“O resultado final é que o comício de Trump deveria ter sido conduzido de forma pacífica, sem qualquer problema. Mas a ideia de que existe violência política ou violência como esta na América é simplesmente inédita, simplesmente não é apropriada”, disse Biden, em uma declaração coletiva em Delaware.
“Todos devem condená-lo. Todo mundo”, acrescentou.
Ainda de acordo com o presidente, “todas as agências do governo federal” estão investigando o assunto e enviando relatórios sobre as últimas novidades.
O democrata ainda disse que tem “uma opinião” sobre o tiroteio ter sido ou não uma tentativa de assassinato, mas que não tinha fatos suficientes para comentar.
Veja as principais datas das eleições nos Estados Unidos em 2024