Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Atentado contra Trump: Atuação do Serviço Secreto é questionada após tiroteio

    Testemunha teria visto homem se deslocando entre telhados; atirador estava fora do perímetro de segurança

    Whitney WildEvan Perezda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='9062337' html_id_prefix='featured_' ]

    Com a tentativa de assassinato de Donald Trump, surgiram preocupações e questões generalizadas sobre como um atirador conseguiu obter acesso a um telhado a cerca de 150 metros da posição do ex-presidente americano em um comício ao ar livre.

    Fontes descreveram o tiroteio como vindo da posição “três horas” do palco onde Trump estava, com tiros disparados de seu lado direito. Segundos depois do início do tiroteio, atiradores do Serviço Secreto começaram a revidar contra o suspeito, que foi encontrado no topo de um telhado.

    Algo que impressiona é que a localização do atirador estava fora do perímetro de segurança, levantando questões sobre o tamanho do perímetro e os esforços para proteger o edifício da American Glass Research, além de como o atirador conseguiu chegar ao telhado.

    Autoridades dizem que uma das consequências será a revisão dos protocolos, para determinar se o Serviço Secreto estava em condições de proteger Trump dias antes de ele se tornar oficialmente o candidato presidencial republicano e para saber se foram seguidos os procedimentos corretos em varreduras de segurança no edifício, que deixou o atirador em um ponto de vantagem.

    O Serviço Secreto afirma que o diretor da agência estava em Milwaukee no momento do tiroteio no comício de Trump. A agência acrescentou que havia quatro equipes de profissionais no terreno – duas do Serviço Secreto e duas das autoridades locais.

    De acordo com a emissora KDKA, afiliada da CNN, uma testemunha disse aos policiais que viu um homem armado movendo-se “de telhado em telhado”, momentos antes da tentativa de assassinato. Testemunhas também disseram aos repórteres que viram uma pessoa que se enquadrava na descrição do suposto atirador carregando um rifle fora do cordão de segurança do comício.

    O atirador foi encontrado pelas autoridades locais, que perceberam que ele estava agindo de forma suspeita perto dos detectores de metal, de acordo com uma fonte policial. A informação foi transmitida pelo rádio – e essa informação também foi repassada ao Serviço Secreto, segundo o oficial.

    O Serviço Secreto não permite armas dentro das áreas isoladas de qualquer evento. Procurada, a American Glass Research não respondeu às perguntas da CNN sobre o incidente ou a segurança do local.

    Veja as principais datas das eleições nos Estados Unidos em 2024

    Tópicos