Américo Martins: Expectativa é que Putin não se manifeste sobre vitória de Trump
Analista da CNN Brasil comenta sobre a repercussão da vitória de Donald Trump e a expectativa de silêncio do presidente russo Vladimir Putin
A vitória de Donald Trump nas eleições americanas contra Kamala Harris nesta quarta-feira (6) gerou diversas reações ao redor do mundo. Américo Martins, analista sênior da CNN, destaca que líderes com tendências mais autoritárias e conservadoras foram os que fizeram os agradecimentos mais calorosos ao republicano.
Segundo Martins, líderes como Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e Recep Tayyip Erdogan, da Turquia, que têm adotado medidas mais autoritárias em seus governos, estão entre os que demonstraram maior entusiasmo com a vitória de Trump.
Silêncio das potências rivais
O analista chama atenção para o silêncio de duas figuras importantes no cenário internacional: os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China. “Existe até uma expectativa que o Vladimir Putin nem dê os seus parabéns ao Trump”, afirma Martins, mencionando uma declaração do porta-voz russo que sugere que Putin pode não se manifestar sobre o resultado.
Quanto à China, espera-se alguma manifestação, mas Martins adverte: “Não espere, especialmente da China, nenhuma saudação à democracia”. O analista ressalta que ambos os líderes, representantes de potências rivais dos Estados Unidos, provavelmente estão pesando cuidadosamente suas palavras antes de qualquer pronunciamento oficial.
A vitória de Trump reflete, segundo Martins, o descontentamento do eleitorado americano com a presidência de Joe Biden e o rumo da economia do país. “Essa é a beleza da democracia, você mudar de governante quando há uma grande insatisfação na maioria do eleitorado”, conclui o analista, destacando a importância do processo democrático na alternância de poder.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?