À CNN, Vance diz que Trump é “consistente” em posição política sobre aborto
Candidato republicano à vice-Presidência americana declarou que o ex-presidente quer que os estados decidam suas próprias políticas sobre o assunto
O candidato republicano à vice-Presidência dos Estados Unidos, JD Vance, disse à CNN que Donald Trump acredita que os estados devem decidir as suas próprias políticas sobre a questão do aborto.
Ele também pontuou que o ex-presidente tem sido consistente em sua posição sobre a Roe vs Wade, uma decisão da Suprema Corte americana garantia o direito ao aborto em todos os estados.
Trump “quer que o governo nacional, que ele pretende liderar, se concentre em questões nacionais como a inflação, o custo de habitação e a fronteira sul aberta. Ele quer que os estados façam as suas próprias políticas de aborto, e essa será a posição dele durante o resto da campanha e da Presidência”, declarou o senador de Ohio.
Ao longo das últimas duas décadas, as declarações públicas de Trump sobre o assunto mudaram constantemente.
Pressionado por John Berman, da CNN, sobre as inconsistências nas opiniões de Trump em relação ao aborto, Vance afirmou que o ex-presidente “quer que os eleitores tomem essas decisões”, depois que a Suprema Corte revogou a Roe v. Wade, em junho de 2022.
Vance também comentou sobre como Trump votará, em novembro, em relação a uma emenda da Flórida que protegeria o direito das mulheres de fazer um aborto até que o feto fosse viável. A Flórida atualmente proíbe o aborto após seis semanas de gravidez.
Trump disse à NBC News na quinta-feira (29) que “visa votar pela necessidade de mais de seis semanas”.
Em um comunicado, a secretária de imprensa nacional da campanha de Trump, Karoline Leavitt, pontuou que o ex-presidente “ainda não disse como votará a iniciativa eleitoral na Flórida, ele simplesmente reiterou que acredita que seis semanas é um período muito curto”.
Vance repetiu a fala, comentando à CNN que Trump “está simplesmente dizendo que não gosta de seis semanas [como limite]. Ele obviamente disse que não gosta de aborto tardio e eu acho que fará um anúncio sobre o que realmente deseja fazer com relação, em particular, à lei da Flórida”.
Assim como Trump destacou na quinta que implementará uma política que pagaria pelos tratamentos de fertilização in vitro se eleito, Vance não especificou exatamente como pretendem pagar por isso.
Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado