Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições nos EUA: como os locais de votação se adaptaram à pandemia de Covid-19

    Funcionários eleitorais colocaram em prática uma série de medidas para manter eleitores e colaboradores seguros

    Fila de eleitores para votação antecipada em Houston, no Texas
    Fila de eleitores para votação antecipada em Houston, no Texas Foto: Go Nakamura - 13.out.2020 / Reuters

    O principal dia da eleição nos Estados Unidos é nesta terça-feira (3) e a votação presencial está acontecendo no país, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Com isso, funcionários eleitorais colocaram em prática uma série de medidas para manter eleitores e colaboradores seguros.

    Assista e leia também:
    O que são os delegados e como funciona o voto indireto nas eleições dos EUA
    A alternância de poder nos EUA: veja todos os presidentes eleitos até hoje
    Disputa nos estados-chave e risco de judicialização marcam reta final nos EUA

    Máscaras

    Em muitos locais, tanto eleitores quanto funcionários devem usar máscaras. Enquanto muitas cidades e regiões exigem o uso da peça, colaboradores contaram à CNN que não podem obrigar as pessoas a cobrirem o rosto, já que elas têm o direito de votar mesmo se estiverem sem máscara.

    Muitos locais de votação estão oferecendo máscaras a quem não tem. “Sob as ordens do nosso estado, os eleitores são obrigados a usar uma máscara, e a qualquer um que apareça sem, será oferecida uma. Estamos disponibilizando em todos os nossos locais de votação”, disse o secretário de estado de Ohio, Frank LaRose.

    “Sem você chegar sem máscara, será oferecida uma. Se você a recusar, então pediremos a você que aproveite a votação no meio-fio, o que não é novidade.”

    Filas separadas

    Outras áreas, como Nashua, no estado de New Hampshire, contam com uma fila separada para pessoas sem máscara. Londonderry, no mesmo estado, tem uma área inteira de urnas para esses indivíduos.

    Como parte do treinamento dos funcionários eleitorais, o condado de Washoe, em Nevada, publicou em seu site formas de lidar com um eleitor sem máscara, e como conter a situação se ele ficar irritado. Nessa região, há medição de temperatura dos eleitores.

    Protetores faciais e luvas

    Além das máscaras, alguns colaboradores, como os do condado de Broward, na Flórida, também vão usar protetores faciais. “Todos os juízes eleitorais devem usar as máscaras descartáveis fornecidas durante todo o tempo de trabalho”, informou o condado de Denver no site. “Qualquer juiz que estiver manipulando urnas receberá também luvas descartáveis para usar quando estiver ajudando os eleitores.”

    Placas de acrílico e limpeza

    Em outros lugares, como Arlington, na Virgínia, Denver, no Colorado, e no condado de Clark, placas de acrílico ou outras divisórias estão sendo usadas para separar os funcionários dos eleitores. Em Denver, ainda há desinfecção de todas as superfícies que os eleitores tocam.

    (Com informações de Kevin Bohn, da CNN, em Atlanta)