Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições no México: urnas fecham e começa a apuração

    Se pesquisas se confirmarem, país terá a primeira mulher presidente da história

    Urnas na Cidade do México, México.
    Urnas na Cidade do México, México. Haarón Álvarez/ObturadorMX/Getty Images

    Da CNN

    As urnas das eleições gerais do México fecharam às 21h deste domingo (2). Os primeiros resultados das eleições para a Presidência serão divulgados entre 1h e 2h, do horário de Brasília, disse Uuc-Kib Espadas, conselheiro do Instituto Nacional Eleitoral (INE).

    Estes resultados iniciais farão parte da chamada apuração rápida “um procedimento para fornecer aos cidadãos informações precoces e precisas sobre os resultados da eleição”, explicou Espadas.

    A apuração rápida é um método estatístico que prevê a tendência na votação a partir de uma amostra aleatória das urnas, de acordo com o órgão eleitoral.

    Além do cargo de presidente, cerca de 20 mil postos estão em disputa — oito cargos de governador, o de prefeito da Cidade do México, capital do país, e vagas nas duas Casas do Congresso.

    Quase 100 milhões de mexicanos estavam aptos a votar nestas eleições.

    México deve ter primeira presidente mulher

    Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México e do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, é quem lidera as pesquisas.

    Atrás delas está a senadora Xochitl Galvez, que representa uma coligação de oposição composta pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) — o PAN de direita e o partido de esquerda PRD.

    Diante disso, o país deve ter a primeira presidente mulher na história.

    Violência

    O dia de votação das eleições gerais mexicanas foi marcado por violência e atrasos. A votação foi suspensa em um colégio eleitoral em Comeyoapan, no estado de Puebla, após uma pessoa ser morta durante um tiroteio. Outra morte foi confirmada pelo procurador-geral do estado na cidade de Tlapanalapan, centro-oeste do país.

    No estado de Jalisco, que abriga o terceiro maior colégio eleitoral do México, cinco urnas não foram instaladas por falta de segurança. O estado tem eleições para governador, mas autoridades informaram que não existiam condições suficientes para resguardar a segurança dos eleitores na cidade de Jilotlán de los Dolores, no centro-oeste do país.

    *Com informações da Reuters e da CNN en Español.