Egito tenta retirar bebês de hospital de Gaza, diz ministro da Saúde
Segundo o governo egípcio, 36 recém-nascidos em incubadoras seriam enviados à passagem de Rafah para entrada no país
As autoridades egípcias estão trabalhando para levar 36 bebês recém-nascidos do hospital Al-Shifa, em Gaza, para o Egito, segundo o ministro da Saúde do país.
O Ministério da Saúde está tentando coordenar a transferência com a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PRCS), disse o ministro da Saúde egípcio, Khaled Abdel Ghaffar, na terça-feira.
“Pediram que recebêssemos 36 recém-nascidos em incubadoras”, disse Abdel Ghaffar, acrescentando que está trabalhando com a sua equipe e outros responsáveis para levá-los para o Egito “o mais rapidamente possível”.
“Tenho 36 ambulâncias equipadas com respiradores portáteis esperando na fronteira para receber essas crianças e levá-las imediatamente aos nossos hospitais”, disse Abdel Ghaffar.
O ministro da Saúde afirmou que a transferência em si seria perigosa e que ter incubadoras móveis prontas nas ambulâncias é fundamental. Ele disse que foi informado pelo PRCS que a entidade estava tentando colocar três bebês em uma única incubadora, “porque eles não têm tanta fonte de energia para sustentar”.
“Temos que estar prontos para pegá-los imediatamente”, disse Abdel Ghaffar à CNN. “O tempo é importante, e a cada minuto que não os recebemos, as chances de morrerem são muito altas”.
O ministro disse que o Crescente Vermelho egípcio estava pronto na passagem da fronteira de Rafah para receber os bebês.