Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Egito se recusa a coordenar entrada de ajuda por Rafah com Israel

    Mídia estatal egípcia cita preocupações de segurança

    Da CNN

    O Egito se recusou a coordenar com Israel em relação à travessia de Rafah “devido à inaceitável escalada israelense”, disse a mídia estatal egípcia Al-Qahera News neste sábado (11), citando um alto funcionário.

    O Egito também responsabilizou Israel “pela deterioração da situação na Faixa de Gaza”, disse o alto funcionário, citado pelo Al-Qahera News. O país alertou Israel que isso poderia interromper o fluxo de caminhões humanitários para Gaza até que Israel retirasse seus tanques e forças de Rafah, disse uma autoridade egípcia à CNN.

    “O Egito acredita que os caminhões precisam passar pelos mecanismos palestinos e não será capaz de garantir a segurança dos caminhões porque eles podem ser potencialmente alvo das facções palestinas enquanto tentam atingir os israelenses”, acrescentou o funcionário.
    A CNN entrou em contato com o gabinete do primeiro-ministro israelense para comentar.

    As forças israelenses assumiram o controle da passagem no início desta semana. Cerca de um quarto da ajuda que chegou a Gaza nas últimas semanas passou pela passagem de Rafah.

    O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários alertou na sexta-feira (9) que a situação em Gaza atingiu “níveis de emergência ainda mais sem precedentes”, com todas as passagens para Rafah permanecendo fechadas. O Programa Alimentar Mundial da ONU disse numa publicação nas redes sociais na sexta-feira que as passagens ao sul da Faixa de Gaza, onde o principal fluxo de ajuda passa pelo enclave, não recebem ajuda há três dias.

    Tópicos