Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Egito faz nova proposta para restaurar cessar-fogo em Gaza, dizem fontes

    Trégua durou quase dois meses antes de ser interrompida por ataques de Israel no território na última semana

    Ahmed ShalabyAlex RichardsonJana ChoukeirWilliam Macleanda Reuters

    O Egito fez uma nova proposta na semana passada visando restaurar o acordo de cessar-fogo de Gaza, disseram fontes de segurança à Reuters nesta segunda-feira (24).

    A proposta segue uma escalada na violência depois que Israel retomou as operações aéreas e terrestres contra o Hamas na última terça-feira (18), efetivamente encerrando um período de dois meses de trégua.

    O plano egípcio sugere que o Hamas liberte cinco reféns israelenses a cada semana, com Israel implementando a segunda fase do cessar-fogo após a primeira semana, relataram as fontes.

    Tanto os Estados Unidos quanto o Hamas concordaram com a proposta, informaram fontes de segurança, mas Israel ainda não havia respondido.

    As fontes contaram que a proposta do Egito também inclui um cronograma para a libertação de todos os reféns em troca de um cronograma para a retirada total de Israel de Gaza, apoiada por garantias americanas.

    O Hamas acusou Israel de violar os termos do acordo de cessar-fogo de janeiro, mas declarou que continua disposto a negociar um cessar-fogo e estava estudando propostas do enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff.

     

    Tópicos