Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    É possível chegar à solução negociada para a crise na Ucrânia, avalia professor

    À CNN, Gunther Rudzit afirmou que não interessa à Rússia um conflito que possa levar à crise econômica profunda

    Amanda GarciaBel Camposda CNN , São Paulo

    Em entrevista à CNN, o professor de Relações Internacionais da ESPM, Gunther Rudzit, disse acreditar que “é possível chegar à solução negociada para a crise na Ucrânia.”

    A Rússia quer impedir a entrada da Ucrânia na Otan e ampliar a influência no Leste Europeu. Por outro lado, Estados Unidos e a União Europeia não admitem, até o momento, ceder.

    Segundo ele, após as declarações do mandatário russo, Vladimir Putin, de que “há pontos de convergência que podem ser aprofundados”, há essa possibilidade.

    “Não interessa a Putin um conflito que possa levar à crise econômica profunda na Rússia, estou mais otimista que é possível chegar a esse caminho”, disse o professor.

    No entanto, ele fez uma ressalva: “A pressão russa vai continuar grande, não é à toa que mandou as tropas saírem das bases e irem a campo, faz parte desse jogo, a pressão militar para a negociação diplomática avançar.”

    Rudzit avalia que a situação é “um jogo de vários tabuleiros jogados ao mesmo tempo”, mas “para europeus e norte-americanos, ir à guerra contra a Rússia é impensável, porque significaria destruir a humanidade, já que o poderio militar combinado seria capaz de destruir a Terra 16 vezes.”

    Fotos – Militares da Ucrânia fazem exercícios militares em Chernobyl

    Tópicos