“É a economia, estúpido”: O que você precisa saber sobre o tema para o debate entre Biden e Trump na CNN
Pesquisa feita em maio revela que economia é a questão mais importante para 90% dos eleitores dos Estados Unidos
A campanha de Bill Clinton acertou em cheio quando cunhou, em 1992, a famosa frase: “É a economia, estúpido”. Isso porque a economia tem sido consistentemente classificada entre as principais –se não as principais –questões durante e depois das eleições.
A atual disputa está longe de ser uma exceção, com cerca de 90% dos entrevistados em uma sondagem ABC News/Ipsos de maio a indicar que a economia é a questão mais importante para determinar quem terá o seu voto em novembro. Isso significa que é quase garantido esse que será um grande ponto de discussão durante o debate da CNN, que ocorre nesta quinta-feira (27), a partir das 22h (pelo horário de Brasília).
O presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump têm opiniões totalmente opostas sobre a economia. E ambos, sem dúvida, convencer os eleitores sobre suas visões.
Para entender o que eles dizem (ou se você está tentando impressionar alguém com quem esteja assistindo ao debate), é bom ter certeza de que você entende a economia em que vivemos agora.
Os tópicos abaixo não são, de forma alguma, uma lista exaustiva de tudo o que está acontecendo na economia dos EUA e, além disso, cada pessoa vivencia isso de maneira diferente.
Desemprego
A taxa de desemprego do país permaneceu abaixo de 4% durante 27 meses, a mais longa sequência desse indicador e equivalente a um período na década de 1960. Essa sequência terminou no mês passado, quando a taxa de desemprego subiu de 3,9% para 4%.
Ao mesmo tempo, o número de vagas de emprego nos EUA caiu recentemente para um novo mínimo de três anos, outro sinal de arrefecimento no mercado de trabalho. Isso significa que os candidatos a empregos podem ter mais dificuldade em serem contratados.
Em particular, o mercado de trabalho para recém-formados enfraqueceu. A taxa de desemprego para bacharéis com idades entre 20 e 29 anos está acima de 12%, um aumento de quase 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Bureau of Labor Statistics.
Inflação
A inflação desacelerou mais do que o esperado no mês passado, caindo para 3,3% (ante 3,4% em abril). Em comparação, nesta altura do ano passado era de 4% e há dois anos era de 9%.
Embora os descontos estejam começando a aparecer mais em grandes varejistas como Target e Walmart e em gigantes de fast-food como McDonald’s e Wendy’s, os cortes de preços não estão ocorrendo de forma generalizada.
Isto porque quando a inflação arrefece, significa simplesmente que o ritmo dos aumentos de preços está mais lento Contudo, não significa que os preços reais que pagamos pelos bens e serviços sejam inferiores aos de um ano atrás.
Veja as principais datas das eleições nos Estados Unidos em 2024
Habitação
Os preços das casas atingiram níveis recorde e têm subido durante 11 meses consecutivos, à medida que persiste a escassez de habitação.
Isso ocorre em parte porque muitos proprietários que obtiveram hipotecas ultrabaixas durante a pandemia não querem se mudar e correm o risco de ter de pagar uma taxa de hipoteca muito mais alta.
A média de hipotecas de taxa fixa de 30 anos atingiu recentemente o nível mais alto do ano. Embora tenham começado a cair, as taxas de hipotecas ainda são mais altas do que qualquer coisa vista na década anterior a 2022.
As taxas hipotecárias são tão altas, em parte porque a inflação está acima da meta de 2% do Fed –o Banco Central norte-americano. Como resultado, o Banco Central evitou cortar as taxas de juros, o que de outra forma tornaria mais barato obter uma hipoteca.
Por sua vez, muitos potenciais compradores de casas estão alugando por mais tempo do que poderiam, o que também está aumentando os aluguéis.
Transmissão da CNN Brasil
O debate entre Joe Biden e Donald Trump ocorre nesta quinta-feira (27) a partir das 22h, pelo horário de Brasília, e terá transmissão da CNN Brasil.
Será possível acompanhar pelo canal 577 e pelo YouTube da CNN Brasil. A programação especial começa às 21h com o “WW Especial”.