Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dois mortos no maior incêndio da Califórnia neste ano

    O incêndio McKinney começou na tarde de sexta-feira (29) na Floresta Nacional de Klamath

    Nouran SalahiehClaudia Dominguezda CNN

    Um incêndio florestal no norte da Califórnia explodiu em tamanho no fim de semana, provocando evacuações e se tornando o maior incêndio florestal do estado até agora este ano, de acordo com o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios do estado.

    Duas pessoas foram encontradas mortas dentro de um veículo que queimou no caminho do incêndio McKinney, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Siskiyou.

    Os dois foram encontrados no domingo de manhã em uma entrada residencial ao longo da Doggett Creek Road, perto da rodovia 96, informou o escritório do xerife na manhã desta segunda-feira (1º) no Facebook.

    As autoridades não divulgaram mais informações sobre as duas pessoas encontradas.

    O incêndio McKinney começou na tarde de sexta-feira na Floresta Nacional de Klamath, perto da fronteira entre os estados da Califórnia e do Oregon e, desde então, destruiu mais de 52 mil acres, avançando sobre casas e forçando quase 2 mil moradores a evacuar no sábado, disseram autoridades.

    A fumaça pesada sobre o incêndio ajudou a retardar seu crescimento no domingo, mas também manteve as aeronaves de combate a incêndios no solo, disse o Serviço Florestal dos EUA em uma atualização na noite de domingo.

    Quando o fim de semana terminou, o incêndio não estava contido e os bombeiros enfrentam uma longa batalha pela frente, pois relâmpagos e tempestades complicaram os esforços enquanto as chamas corriam pela vegetação seca.

    A deputada estadual do Oregon, Dacia Grayber, estava acampando com o marido, ambos bombeiros, perto da fronteira do estado da Califórnia quando acordaram com céu alaranjado, rajadas de vento quente, raios e cinzas, disse ela no Twitter. Eles evacuaram do acampamento sabendo que um deles pode retornar ao desdobramento se o fogo aumentar.

    “Em mais de 22 anos de fogo, nunca experimentei nada parecido com esse comportamento de fogo à noite. Parecia absolutamente surreal e não apenas um pouco apocalíptico”, twittou Grayber.

    E o risco de incêndio pode se intensificar na segunda-feira.

    “Relâmpagos abundantes” são esperados até segunda-feira, bem como tempestades dispersas, que podem espalhar ainda mais as chamas, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

    “Essas condições podem ser extremamente perigosas para os bombeiros, pois os ventos podem ser erráticos e extremamente fortes, fazendo com que o fogo se espalhe em qualquer direção”, disseram funcionários do serviço florestal em um comunicado à imprensa.

    Tempestades secas como as que ocorrem no fim de semana acontecem quando a chuva evapora antes de atingir o solo, deixando apenas relâmpagos capazes de desencadear novos incêndios e alimentar os existentes, disse o meteorologista da CNN Robert Shackelford.

    Mais de 2 milhões de pessoas estão sob alertas de bandeira vermelha na segunda-feira em partes do norte da Califórnia, centro de Oregon, leste de Washington, Montana, leste de Wyoming, oeste de Dakota do Sul e noroeste de Nebraska, disse a meteorologista da CNN Haley Brink.

    Com uma área estimada de 52.498 acres, o fogo McKinney se tornou o maior incêndio florestal da Califórnia até agora este ano, disse o capitão do Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios do estado, Chris Bruno, à CNN.

    E não é o único que as equipes de combate a incêndios têm que enfrentar. Houve 10 incêndios florestais diferentes na Floresta Nacional de Klamath na tarde de domingo, disseram autoridades florestais.

    Os incêndios geraram seu próprio clima na forma de nuvens pirocúmulos, que são criadas a partir do intenso calor do fogo forçando o ar a subir.

    Tor Mason foi uma das centenas evacuadas devido ao incêndio. Ele disse que ele e seus amigos fugiram de suas casas e chegaram ao Centro Comunitário de Klamath River, apenas para encontrar o fogo se aproximando, disse ele à afiliada da CNN KDRV.

    “Quando cheguei ao centro comunitário estava quase pegando fogo. Eu fiquei tipo, caramba, isso não é bom”, disse Mason. “Então eu coloquei o pedal no metal e eu dancei…Eu ouvi esta manhã que ele pegou fogo”.

    As condições de seca persistentes da Califórnia prepararam o cenário para uma rápida propagação do fogo na floresta, com os incêndios queimando combustíveis extremamente secos e receptivos, de acordo com o serviço florestal.

    Correndo por arbustos secos, grama e madeira, a atividade do fogo foi extrema, com as chamas subindo a colina e se espalhando mais longe, de acordo com os bombeiros.

    “Klamath National Forest é uma floresta grande e bonita, mas também tem alguns terrenos íngremes e acidentados. E com isso, juntamente com as altas temperaturas, baixa umidade, todos eles entram em jogo e tornam uma situação de perigo de incêndio muito extremo agora”, disse Tom Stokesberry, do Serviço Florestal dos EUA, à KTVL, afiliada da CNN.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original