Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dissecando 7 peças-chave da foto de documentos encontrados na casa de Trump

    FBI encontrou Arquivos Nacionais em caixas com registros classificados como secretos na residência do ex-presidente em Mar-a-Lago

    Foto de documentos encontrados na residência de Mar-a-Lago de Donald Trump
    Foto de documentos encontrados na residência de Mar-a-Lago de Donald Trump Reprodução/Departamento de Justiça dos Estados Unidos

    Josh CampbellKatie Bo Lillisda CNN

    Em um esforço para investigar o manuseio de materiais confidenciais por Donald Trump, as autoridades incluíram no processo judicial uma única e tentadora foto mostrando uma série de documentos encontrados na propriedade do ex-presidente em Mar-a-Lago, na Flórida.

    Tirada pelo FBI, a fotografia mostra vários papéis rotulados com as chamadas “marcas de classificação”. Esses códigos governamentais são projetados para indicar a sensibilidade das informações a que se referem — e determina as regras de como eles devem ser tratados.

    Embora o conteúdo dos mais de 100 documentos classificados que foram recuperados de Mar-a-Lago permaneça desconhecido, as marcações do governo neste punhado de páginas oferecem pistas intrigantes sobre a sensibilidade e procedência das informações contidas nesses materiais.

    A CNN detalha o que podemos aprender com as marcações na fotografia.

    Foto de documentos encontrados na residência de Mar-a-Lago de Donald Trump / Reprodução/Departamento de Justiça dos Estados Unidos
    1 –  Capas da revista Time. Estes documentos não estão classificados, mas foram aparentemente colocados entre os documentos classificados. Embora Trump tenha sido autorizado a armazenar capas de revistas em uma instalação segura do governo, ele está proibido de manter informações classificadas em uma sala de armazenamento não segura.
    2 – Capa de um material com informações classificadas como secreta/SCI, ou seja, Informações Compartimentadas Confidenciais, categoria reservada para informações derivadas de fontes de inteligência. As capas servem a dois propósitos: permitir que o manipulador da informação saiba com que nível de classificação está lidando e proteger o material classificado de pessoas que não têm a “necessidade de saber” o seu conteúdo.  A capa em si não é classificada.
    Capas como as encontradas em Mar-a-Lago também podem incluir marcações que indicam procedimentos especiais de manuseio, chamados de “controles”, que podem sugerir o tipo de informação que pode estar dentro. No entanto, como as capas são documentos padronizados que listam apenas o nível de classificação mais alto possível do material que o acompanha, é impossível concluir exatamente quais tipos de documentos estão dentro apenas com base na primeira folha.
    A designação “secreta” significa que, se a informação for divulgada de forma inadequada, poderá causar “graves danos” à segurança nacional, de acordo com a definição do governo. O apêndice “SCI” significa que a informação é “compartimentada” ou limitada a apenas um grupo seleto de funcionários autorizados a vê-la. Pode referir-se a um programa ou ativo governamental específico e nem todos com uma autorização de segurança “ultrassecreta” estão autorizados a acessá-lo.
    3 – Capa informações classificadas como ultrassecretos/SCI. Se divulgadas de forma inadequada, as informações de nível “ultrassecreto” podem causar “danos graves” à segurança nacional, segundo a definição do governo.
    4 – Régua colocada pelo FBI parar mostras a escala da fotografia, prática padrão para provas fotográficas.
    5- Documento da Casa Branca marcado como “Confidencial”. Este é o nível mais baixo de classificação, mas as informações de nível confidencial ainda podem causar “prejuízos” à segurança nacional se divulgadas de forma inadequada, conforme definição do governo.
    6- Documentos marcados como secreto com os controles de Orcon e Noform. Orcon significa “originador controlado”, ou seja, que a agência proprietária da informação deve aprovar sua liberação ou disseminação. Noform indica que as informações não podem ser divulgadas a estrangeiros sem aprovação. Ambos são marcações bastante comuns.
    7- Esta capa possui marcações de controle HCS-P/SI/TK.
    Aqui está o que isso significa: HCS-P é um “produto do sistema de controle de inteligência humana” e indica que a informação é proviniente de fontes humanas clandestinas.  Existem algumas proteções: a maioria dos conteúdos que contém informações do HCS-P geralmente não divulga a identidade da fonte específica, porém fornece uma declaração geral sobre a confiabilidade e o acesso da fonte.
    SI significa Inteligência Especial e sugere que a informação foi derivada do que é chamado de “inteligência de sinais” — coisas como telefonemas e e-mails estrangeiros interceptados, por exemplo.
    TK significa Talent Keyhole, que é um programa de satélite governamental altamente classificado.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original