Diretor do Museu Britânico pede demissão após roubo de itens do acervo
Hartwig Fisher admitiu falhas na investigação sobre o crime; foram levadas joias de ouro e pedras preciosas datadas dos séculos 15 a.C. a 19 d.C
Hartwig Fisher, diretor do Museu Britânico, de Londres, anunciou sua renúncia ao cargo nesta sexta-feira (25), após admitir falhas na investigação do roubo de itens da coleção.
O historiador alemão, que é dirigente do museu desde 2016, afirmou que as respostas acerca da investigação sobre o roubo não foram satisfatórias. Ele ressaltou que, apesar de ter revisado os procedimentos, as falhas “devem, em última instância”, cair sobre ele.
Semana passada, o Museu Britânico informou a demissão de um funcionário após peças como joias de ouro e pedras preciosas datadas dos séculos 15 a.C. a 19 d.C terem sido roubadas.
A polícia informou que interrogou, mas não acusou, um homem que não foi identificado pelo roubo.
George Osborne, presidente do conselho de administração do museu aceitou a demissão do diretor e ressaltou que os erros serão corrigidos. “O museu tem uma missão que atravessa gerações. Vamos aprender, restaurar a confiança e merecer ser admirados mais uma vez.”
Com informações da Reuters
* Sob supervisão de Fábio Munhoz