Diretor da CIA retorna ao Cairo para mais negociações entre Israel e Hamas
Bill Burns ajudou a elaborar estrutura de proposta aceita pelo Hamas


O diretor da CIA, a agência de inteligência americana, Bill Burns, retornará ao Cairo nesta terça-feira (7) para mais negociações, disse à CNN uma fonte familiarizada com as reuniões, enquanto os Estados Unidos e outros mediadores procuram reviver um esforço para chegar a um acordo de cessar-fogo em Gaza e libertação dos reféns.
As principais negociações no Cairo são organizacionais, e não se espera que Burns participe delas, mas ele se reunirá com as várias delegações. Tanto Israel quanto o Catar disseram que enviariam equipes.
Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Catar descreveu a última rodada de negociações no Cairo como “conversas indiretas entre as duas partes”, uma vez que não se espera que Israel se reúna com responsáveis do Hamas.
Burns regressou ao Cairo no final da semana passada, antes ir para Doha no fim de semana para novas negociações sobre o potencial acordo de cessar-fogo em Gaza. Em Doha, ele ajudou a reelaborar a estrutura que foi então apresentada ao Hamas e ao qual o grupo respondeu na segunda-feira (6).
Israel disse que os termos dessa proposta estavam “longe de” satisfazer as suas exigências e alertou que iria prosseguir com uma operação militar em Gaza.