Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Diplomata do Irã diz que Israel fez ‘aposta ruim’ em suposto ataque ao país

    Israel não assumiu a autoria do ataque que rompeu o fornecimento de energia e tirou do ar o site de pesquisas nucleares do Irã

    Bandeira do Irã hasteada próximo a esforços militares
    Bandeira do Irã hasteada próximo a esforços militares Foto: REUTERS

    Da Reuters

     O principal diplomata do Irã declarou nesta terça-feira (13) que um ataque atribuído a Israel em sua instalação nuclear de Natanz foi uma “aposta muito ruim” que aumentaria a força de Teerã nas negociações para reviver um acordo nuclear de 2015 com grandes potências.

    No domingo (11), Teerã disse ter ocorrido uma explosão em sua principal base nuclear e que o ataque foi um ato de sabotagem do inimigo de longa data Israel. Os iranianos juraram vingança por um ato que demonstra ser o último episódio de uma guerra secreta de longa duração. Israel, que a República Islâmica não reconhece, não comentou formalmente o incidente.

    “Israel fez uma aposta muito ruim se pensou que o ataque enfraqueceria a mão do Irã nas negociações nucleares”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, em entrevista coletiva conjunta com um colega russo em Teerã. “Pelo contrário, fortalecerá nossa posição.”

    O Irã e as potências globais mantiveram o que descreveram como conversas construtivas na semana passada para salvar o acordo nuclear de 2015, ao qual Israel se opôs veementemente.

     O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou o acordo, que suspendia as sanções econômicas ao Irã em troca de restrições ao seu programa nuclear. No entanto, Trump reimpôs as sanções, levando o Irã, por sua vez, a violar os limites atômicos do acordo.

    O presidente norte-americano Joe Biden disse que Teerã deve retomar o cumprimento total das restrições à sua atividade nuclear sob o acordo antes que Washington possa voltar ao pacto.

    O Irã e as demais partes do acordo retomarão as negociações em Viena na quarta-feira (14).

    Washington sugeriu que pode estar disposto a aliviar algumas sanções ao Irã, além daquelas cuja remoção foi determinada pelo acordo nuclear original. Mas o Irã insiste que todas as sanções devem ser suspensas de uma vez.

    “Os Estados Unidos devem saber que nem sanções, nem sabotagem, lhes darão os meios para negociar e que apenas tornarão a situação mais difícil para eles”, disse Zarif.

    A Casa Branca disse na segunda-feira (12) que os Estados Unidos não estavam envolvidos no ataque de domingo e não tinham comentários sobre as especulações sobre a causa do incidente.

    “A sabotagem de domingo ocorreu em um duto de cabo de força que leva às máquinas centrífugas. Este não foi um ataque externo e a localização da sabotagem foi claramente determinada”, disse o porta-voz do governo iraniano Ali Rabiei, citado pela mídia estatal.

    Rabiei parecia estar se referindo a uma pessoa que as autoridades iranianas disseram ter causado a queda de eletricidade em Natanz e cuja prisão está sendo procurada. Rabiei disse que os danos causados ??podem ser reparados rapidamente.

    As autoridades iranianas informaram que o enriquecimento de urânio não parou no local.

    “O que aconteceu em Natanz torna possível ao Irã fazer legalmente o que for necessário para compensar essa estupidez terrorista”, disse Zarif. “Garanto que, em um futuro próximo, a unidade de Natanz avançará com centrífugas mais avançadas.”