Diante de alertas de invasão, Biden e Putin devem conversar por telefone neste sábado
Ligação foi confirmada pela Casa Branca e Kremlin; EUA alertam para um potencial risco de invasão à medida que mais tropas russas estão se concentrando nas fronteiras ucranianas
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”684551″ title_galeria=”A tensão nas fronteiras da Ucrânia em imagens”/]
De acordo com o conselheiro de segurança nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, há a expectativa de que o presidente norte-americano converse por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. A conversa pode acontecer diante de novos alertas urgentes sobre o potencial risco de um conflito armado na Ucrânia.
A informação também foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que afirmou à CNN que a ligação entre os dois presidentes deve mesmo acontecer. Peskov ainda revelou a data e o horário da conversa: será neste sábado (12) às 19h de Moscou (11h nos EUA e 13h pelo horário de Brasília).
“Espero que ele se comunique por telefone com o presidente Putin, mas não tenho nada para anunciar sobre isso agora”, disse Sullivan a repórteres na Casa Branca nesta sexta-feira (11).
A última vez em que Biden e Putin conversaram foi no final de dezembro, por videoconferência. Desde então, as forças russas se acumularam em maior número ao longo da fronteira com a Ucrânia, e Sullivan chegou a afirmar que existe uma “possibilidade muito distinta” de uma invasão à Ucrânia.
Outros líderes, inclusive de países europeus como França e Alemanha, entraram em contato com Putin em Moscou.
Na última segunda-feira (7), Biden se reuniu com o chanceler alemão Olaf Scholz para discutir sobre a crise entre a Rússia e o Ocidente, à medida que as tensões e o acúmulo de tropas aumentam nas fronteiras ucranianas.
“A Alemanha é um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos”, disse Biden na ocasião, acrescentando que eles estão “trabalhando em sintonia” para deter ainda mais a agressão russa na Europa.
Macron conversará com Putin no sábado
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente francês, Emmanuel Macron, conversarão na tarde de sábado (12) ao meio-dia no horário local, conforme informou o Palácio dos Elísios, residência oficial de Macron.
O líder francês já se encontrou com Putin na última segunda-feira (7) em Moscou e disse que eles conseguiram encontrar “pontos de convergência” sobre a crise.
Na ocasião, Macron disse a Putin que está buscando uma “resposta útil, que certamente nos permita evitar a guerra e construir confiança, estabilidade e visibilidade”. De sua parte, o presidente russo disse que a Rússia e a França “compartilham de uma preocupação comum sobre o que está acontecendo na esfera da segurança na Europa”.