Diamante rosa de 170 quilates descoberto em Angola pode ser o maior achado em 300 anos
Chamada de "Rosa de Lulo", pedra deve ser lapidada para futuro leilão internacional


A empresa australiana Lucapa Diamond Company informou nesta quarta-feira (27) que descobriu um diamante rosa de 170 quilates (ou 34 gramas), em uma mina localizada em Angola.
A pedra rosa é uma “descoberta histórica”, segundo a companhia, pois acredita-se que seja o maior diamante rosa nos últimos 300 anos.
O diamante recebeu o nome de “Rosa do Lulo” em homenagem ao local que foi descoberto.
De acordo com um comunicado, a concessão do Lulo possui os dois maiores diamantes recuperados em Angola, sendo o Rosa do Lulo é o 5º maior diamante e o 27º com mais de 100 quilates já encontrado na mina.
O maior, chamado de “Pedra 4 de Fevereiro”, tem 404 quilates.
Diamantino Azevedo, Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás do país disse no comunicado que “este recorde mostra como a Angola continua importante no cenário mundial para a mineração de diamantes”.
O “Rosa do Lulo” deverá ser lapidado, um processo em que ele perde parte do seu peso, mas que o torna uma joia límpida valiosa.
A peça será vendia em um leilão internacional realizado pela Sodiam E.P, Empresa de Marketing de Diamantes da Angola, diz o comunicado
Para Azevedo, a descoberta “demonstra o potencial e as recompensas pelo compromisso e investimento em uma crescente indústria de mineração de diamantes.”