Dezenas de baleias-piloto são resgatadas na Nova Zelândia
Quatro mamíferos, três adultos e um filhote, morreram no encalhe
Quatro baleias-piloto morreram quando um grupo de cerca de 40 baleias encalhou em uma praia na Ilha Norte da Nova Zelândia no domingo (24).
Centenas de moradores locais, assim como membros do grupo de conservação Projeto Jonah, ajudaram a devolver a maior parte do grupo de volta ao mar, mas três adultos e um filhote morreram, disse o Departamento de Conservação da Nova Zelândia (DOC).
“Então, havia muitas pessoas na água e, obviamente, você sabe, a segurança é uma prioridade real aqui e, portanto, o Projeto Jonah tem uma equipe inteira de voluntários treinados, que apoiam eventos como esses”, disse o gerente de operações do departamento, Joel Lauterbach.
A Nova Zelândia e a vizinha Austrália são pontos críticos para encalhes em massa dos animais, devido às grandes colônias de baleias-piloto que vivem nas profundezas dos oceanos que cercam ambas as nações insulares.
Encalhes em massa de baleias ocorreram ao longo da história moderna registrada, e por que isso acontece é uma questão que intriga os biólogos marinhos há anos.